conteúdos
links
tags
Investigação
Expedição “Timor Subterrâneo”
Espeleólogos da UA à descoberta do ‘lado de baixo’ de Timor-Leste
Espeleólogos vão vasculhar o subsolo dos distritos de Baucau, Lautém e Viqueque
O Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro (NEUA) prepara-se para partir à descoberta dos segredos que se escondem no subsolo timorense. Promovida pelos espeleólogos da academia de Aveiro, a expedição “Timor Subterrâneo” propõe-se a realizar o levantamento do potencial espeleológico de Timor-Leste, salientando o registo topográfico de todas as cavidades visitadas. Durante os trabalhos, que vão decorrer de 4 de setembro a 2 de outubro, serão ainda desenvolvidas ações de divulgação e sensibilização que salvaguardem a proteção e uso sustentado do património espeleológico.

Para além dos espeleólogos Manuel Freire e Sofia Reboleira, do NEUA que organiza a expedição, também seguem viagem até ao subsolo de Timor-Leste outros quatro espeleólogos nacionais do Centro de Estudos e Actividades Especiais da Liga para a Proteção da Natureza, do Centro de Investigação e Exploração Subterrânea e do Grupo Protecção Sicó.

Este projeto, que dará especial ênfase aos distritos de Baucau, Lautém e Viqueque e que “assenta numa clara partilha de informação e conhecimento nos mais diversos domínios da espeleologia, perspetiva que a curto prazo os grupos e associações dedicadas à espeleologia sejam uma realidade em Timor-Leste”. Desta forma, aponta Manuel Freire, “assegura-se que Timor-Leste e os seus espeleólogos possam continuar a desenvolver trabalhos neste domínio contribuindo assim para um maior e melhor conhecimento do seu património natural, hídrico, civilizacional e cultural".

Os espeleólogos nacionais perspetivam ainda que outras áreas, científicas ou lúdicas, possam vir a "beneficiar dos novos valores que este projeto vem acrescentar à atualidade timorense”.

Todas as informações sobre o “Timor Subterrâneo” podem ser encontradas no site oficial do projeto em http://timor.myspeleo.com.

imprimir
tags
outras notícias