conteúdos
links
tags
Distinções
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro em grande destaque
“Física Viva” vence 1º Prémio da Competição Europeia de Shows de Ciência “Science Me”
A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro venceu o 1º Prémio da Competição Europeia de Shows de Ciência “Science Me”, que decorreu a 9 e 10 de julho, em Genebra, na Suíça. A Fábrica subiu ao palco com o “Física Viva”, um show de ciência co-produzido pela Fábrica e pelo Departamento de Física da Universidade de Aveiro.

O show de ciência “Física Viva” recebeu o 1º Prémio da Competição Europeia de Shows de Ciência “Science Me”, tendo sido o único espetáculo português selecionado para a final desta competição. A concurso apresentaram-se 18 shows de ciência, provenientes de toda a Europa.

A Fábrica Centro Ciência Viva apresentou em palco um excerto do “Física Viva”, um espetáculo de ciência que proporciona momentos em que o público é convidado a experimentar as aplicações da Física. Com base num discurso simples, alia rigor científico a momentos lúdicos de imaginação e criatividade, aliciando o público para uma intervenção ativa. O espetáculo inicia-se com uma apresentação de luz LASER e cor, e percorre vários ramos da Física, como Ondas  e Eletromagnetismo.

O espetáculo “Física Viva” resulta de uma adaptação do "Show de Física" do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, desenvolvido por António José Fernandes, Jorge Monteiro e Pedro Pombo. Um pequeno excerto do espetáculo pode ser visualizado aqui: https://www.youtube.com/watch?v=drhnBUroCdk&list=SP4A9B025130CD945B&index=2

A Competição Europeia de Shows de Ciência “Science Me” decorreu no âmbito da 11ª edição da Nuit de la Sciences, um grande evento que tem como principal propósito aproximar o público da ciência e dos cientistas, e que recebeu este ano milhares de visitantes de todas as idades e origens.

A competição “Science Me” foi considerada o highlight do evento, visto que pela primeira vez os visitantes não foram meros espetadores mas assumiram também o papel de júri. Baseados na sua sensibilidade, e independentemente do seu background, o público avaliou a capacidade de comunicação de ciência de cada equipa, enquanto um júri de peritos pontuou os espetáculos com base em diferentes critérios quantitativos e qualitativos.

A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro foi já convidada a participar na Competição do próximo ano, que decorrerá em Hanôver, na Alemanha.

 

imprimir
tags
outras notícias