conteúdos
links
tags
Campus
Ali Zadeh é um dos investigadores do Centro de Investigação e Tecnologia Avançada do Médio Oriente a estudar em Portugal
Bolseiro do SESAME conclui doutoramento na UA
Ali Zadeh (ao centro) no dia em que defendeu a tese de doutoramento
O estudante de doutoramento Ali Baghi Zadeh, bolseiro Programa SESAME, concluiu esta semana as provas de doutoramento com aprovação unânime e menção de mérito elevado no Doutoramento em Ciência e Engenharia de Materiais com a tese “Acoplamento da deformação e dos campos magnético e de polarização elétrica em materiais multiferróicos”. Selecionado pelo programa SESAME, Ali Zadeh é um dos quatro bolseiros provenientes do Médio Oriente que vieram para universidades portuguesas fazer o doutoramento.

O projeto SESAME tem em construção em Allan, na Jordânia, um dos centros de investigação internacionais mais importantes do Médio Oriente e, sob o âmbito da UNESCO, está a promover um melhor conhecimento mútuo e tolerância entre pessoas de diferentes tradições, sistemas políticos e credos, como ferramenta para a construção da paz. Portugal é um dos noves países europeus com o estatuto de observador do SESAME. Por iniciativa do então Ministro da Ciência e Tecnologia, José Mariano Gago, foram recebidos nas universidades portuguesas e começaram os seus projetos de doutoramento em 2010/2011 em Portugal quatro candidatos de países do Médio Oriente pré-selecionados pelo programa SESAME.

O júri de doutoramento presidido por Artur da Rosa Pires, professor catedrático do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, teve como vogais os professores Pedro Tavares, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Marc-Georg Willinger, do Fritz Haber Institute of the Max-Planck-Society (Berlim), João Esteves de Araújo, da Universidade do Porto, Bernardo Almeida, da Universidade do Minhok e Manuel Graça, do I3N/UA. Os trabalhos de doutoramento de Ali Baghi Zadeh decorreram no CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro e tiveram como orientadores os professores Joaquim Manuel Vieira, do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica, e Vitor Amaral, do Departamento de Física. 

imprimir
tags
outras notícias