conteúdos
links
tags
Opinião
A opinião de Alda Marques, Marlene Rosa, Cristina Jácome, docentes de Fisioterapia na ESSUA
Sabia que a fisioterapia minimiza os impactos físicos da diabetes?
Cristina Jácome, Alda Marques e Marlene Rosa, docentes de fisioterapia da ESSUA
“A fisioterapia, através da avaliação da condição física do paciente, prescreve exercício físico e promove o aumento da atividade física diária, minimizando os impactos físicos da doença juntos dos pacientes”. A afirmação é das docentes da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) Alda Marques, Marlene Rosa e Cristina Jácome, que apontam as vantagens de estilos de vida ativos e saudáveis no combate à diabetes e anunciam as atividades que os alunos do 4º ano de fisioterapia promovem na cidade, este sábado, 14 de novembro, dia em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes.

A diabetes afeta mais de 371 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, a diabetes tem das maiores taxas de prevalência, afetando aproximadamente 13% da população. A prevalência da doença aumenta na população mais idosa e há uma taxa muito elevada de sub-diagnóstico.

A diabetes carateriza-se pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue (hiperglicémia) e habitualmente os sintomas são: sede anormal e secura de boca; micção frequente; cansaço/falta de energia; feridas de cura lenta; infeções recorrentes e visão turva. Há dois tipos de diabetes, a diabetes tipo 1 e a diabetes tipo 2. A tipo 1 ocorre mais frequentemente em crianças e jovens e aparece de forma repentina, frequentemente por alterações do sistema imunitário. A tipo 2 ocorre habitualmente depois dos 40 anos de idade, muitas vezes associada à obesidade, alimentação inadequada e inatividade física, história familiar de diabetes e envelhecimento, entre outros fatores  normalmente relacionados com os comportamentos adotados pelas pessoas. Durante a gravidez também pode surgir a diabetes e neste caso designa-se por diabetes gestacional.

Independentemente do tipo de diabetes, a alimentação contribui para o aumento do açúcar no sangue, pelo que para controlar os valores são precisos a insulina e o exercício físico. Deste modo, o controlo da diabetes envolve o equilíbrio entre a alimentação, a toma adequada da insulina e a prática de exercício físico.

A fisioterapia, através da avaliação da condição física do paciente, prescreve exercício físico e promove o aumento da atividade física diária, minimizando os impactos físicos da doença juntos dos pacientes. Também atua na auto-gestão da diabetes aconselhando os pacientes e família acerca de exercício apropriado e efetivo, condição física e estilos de vida ativos e saudáveis. Assim, através da prática regular de exercício físico adequado é possível controlar o nível de açúcar no sangue, controlar o peso, diminuir a tensão arterial, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e reduzir o stress. A fisioterapia desempenha ainda um papel fundamental no aconselhamento de cuidados a ter com a pele e com o calçado, na gestão da dor, atuando portanto, na educação e promoção da saúde.

Consciente da importância desta doença e do que a fisioterapia pode fazer por cada uma das pessoas que tem diabetes, ou por aqueles que lidam diariamente com pessoas com diabetes, os finalistas da licenciatura em fisioterapia da Escola Superior de Saúde de Aveiro, levam a cabo uma série de iniciativas no próximo dia 14 de Novembro.

Entre as 11h00 e as 18h00 realiza-se a atividade Pequenas mudanças para grandes vitórias, nas imediações do Fórum de Aveiro, com o apoio da Associação Comercial de Aveiro. Esta iniciativa procurará sensibilizar a população sobre a importância de adotar um estilo de vida saudável, através da prática de exercício físico e da adoção de hábitos alimentares e de higiene corretos. Outra iniciativa, +Vida –Diabetes, levará a cabo uma ação de sensibilização sobre a doença, no Mercado de Santiago, durante toda a manhã. À tarde, esta iniciativa estará no salão nobre da Junta de Freguesia de Esgueira, onde se irão realizar rastreios, palestras e uma sessão de exercício físico com a contribuição de profissionais de diversas áreas da saúde.

Venha assinalar o Dia Mundial da Diabetes e a Fisioterapia connosco!

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias