conteúdos
links
tags
Cultura
Concerto no auditório do DeCA a 11 de novembro, a partir das 21h30
Música eletroacústica nos Festivais de Outono 2015
Concerto de música eletroacústica nos Festivais de Outono
Oito compositores com ligação à Universidade de Aveiro (UA) vão apresentar as suas obras num concerto do Centro de Investigação em Música Eletroacústica (CIME), promovido pela plataforma “Electroacoustic Winds” (EAW), e que decorre no âmbito dos Festivais de Outono 2015. O concerto decorre a 11 de novembro, a partir das 21h30, no auditório do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA.

Esta segunda edição do concerto de Música Eletroacústica, EAW2015, inclui a interpretação, pelos próprios compositores, de obras de Cristina Dignart, Henderson Rodrigues, Jaime Reis, Luís Postiga, Rui Penha, Rafael de Oliveira, Ticiano Rocha e Tiago Lestre. O I Congresso Internacional de Música Eletroacústica de Aveiro - Electroacoustic Winds 2015 (EAW 2015) decorreu de 16 a 20 de setembro, na UA e Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

O CIME, centro pioneiro deste tipo em Portugal, foi criado em 1997, no DeCA.

Sobre os compositores

José Luís Postiga

Assistente convidado do Departamento de Comunicação e Arte da UA desde 2010, é licenciado em Ensino da Musica – área específica de composição, e doutorando da mesma Universidade, onde desenvolve investigação na área da composição musical dedicada ao tema “Musicalidade da língua portuguesa falada: na busca de uma linguagem musical”.

Tiago Lestre

Compositor licenciado em Composição pela UA. Apesar da sua carreira se ter iniciado como compositor instrumental, gradualmente tem vindo a focar, cada vez mais, a sua obra na música eletroacústica, explorando e desenvolvendo arte multimédia. Neste âmbito, compôs música e sound design para curtas metragens e música para dança contemporânea.

Henderson Rodrigues

Tem licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará – UECE (2000). É professor na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, na área de teorias. Atualmente, é orientado pelo professor compositor João Pedro de Oliveira no doutoramento em Composição da UA.

Ticiano Rocha

Trabalha como compositor desde 2004 e suas obras participaram em vários festivais e concertos no Brasil, Portugal e México. Professor do Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso, é ainda membro do Laboratório de Composição Musical da UFPB – COMPOMUS.

Jaime Reis

Entre os 17 e os 22 anos conclui a licenciatura em ensino de música, na UA, onde estudou composição e música eletrónica com Isabel Soveral e João Pedro Oliveira. Atualmente, frequenta o curso de doutoramento em Ciências Sociais, na Universidade Nova de Lisboa e é compositor residente no LEC - Laboratório Eletroacústico de Criação – da Miso Music Portugal.

Cristina Dignart

É aluna do doutoramento em Composição na UA, sob a orientação do compositor João Pedro de Oliveira. Formou-se em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É mestre em música (Composição e Novas Tecnologias) pela Universidade Federal de Goiás, sob a orientação de Anselmo Guerra. Atualmente, leciona como professora efetiva no Departamento de Artes UFMT.

Rui Penha

Compositor e intérprete de música eletroacústica licenciado em 2006 e doutorado em Música (Composição), em 2014, especializando-se em espacialização do som na música eletroacústica. É docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), no DeCA e investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência  (INESC TEC).

Rafael de Oliveira

Compositor formado em Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), membro do Avante! Grupo de Música Contemporânea, juntamente com Bruno Ângelo, Felipe Faraco, Leonardo Cardoso e Bruno Alcalde. Atualmente, desenvolve o projeto de doutoramento no CIME, UA, sob a supervisão de João Pedro Oliveira.

 

Programa

11 de novembro, 21h30, auditório do DeCA

1ª Parte

Tiago Lestre - Laughing Jack (2015)
Rui Penha - Pendulum (2012)
Rafael de Oliveira - Trânsito de Vênus (2013)
Ticiano Rocha - Paraguaçu (2014)
 
2ª Parte
Henderson Rodrigues - Incólume (2015)
Cristina Dignart - Indução (2014)
Luís Postiga - Diálogos do Mar: estudo eletrónico (1998)
Jaime Reis - Fluxus, Lift (2013)

imprimir
tags
outras notícias