conteúdos
links
tags
Campus
No âmbito do Dia Mundial da Diabetes
Finalistas de Fisioterapia da ESSUA dinamizam iniciativas direcionadas para a população aveirense
Diabetes
Convidar os aveirenses a conhecer melhor a diabetes, a saber preveni-la ou atuar sobre ela. É esta a proposta dos finalistas da licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) que, no Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, promovem um conjunto de iniciativas de sensibilização para a doença, em vários espaços da cidade.

Uma das iniciativas intitula-se “Pequenas mudanças para grandes vitórias” e realizar-se-á, entre as 11h00 e as 18h00, nas imediações do Fórum de Aveiro, com o apoio da Associação Comercial de Aveiro. O objetivo é sensibilizar a população para a importância da adoção de um estilo de vida saudável, através da prática de exercício físico e de hábitos alimentares e de higiene corretos. No local haverá diferentes postos, onde serão desenvolvidos e abordados diferentes temas associados à doença (alimentação, prescrição de exercício físico, hábitos de higiene, prevenção e rastreio).

A iniciativa, “+Vida Diabetes” decorrerá durante toda a manhã no Mercado de Santiago e durante a tarde no salão nobre da Junta de Freguesia de Esgueira, onde irão realizar-se rastreios, palestras e uma sessão de exercício físico com a contribuição de profissionais de diversas áreas da saúde.

Importa lembrar que, segundo o Observatório Nacional da Diabetes, mais de 1 milhão de portugueses entre os 20 e os 79 anos tem diabetes, embora em 44% dos portugueses, esta doença ainda não esteja diagnosticada.

Estas iniciativas dos estudantes de fisioterapia da ESSUA realizam-se no âmbito da Unidade Curricular “Educação e Promoção da Saúde em Fisioterapia”, sob a orientação das Professoras Alda Marques, Cristina Jácome e Marlene Rosa.

 

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias