conteúdos
links
tags
Cultura
Mozart pela Orquestra Filarmonia das Beiras no dia 22 de outubro
Abertura dos Festivais de Outono 2015 reverte para a Plataforma de Apoio aos Refugiados
Festivais de Outono são apresentados no Dia Mundial da Música
Os Festivais de Outono, evento maior da atividade cultural e musical da cidade e da região, promovido pela Universidade de Aveiro, abre a 22 de outubro com Mozart interpretado pela Orquestra Filarmonia das Beiras. A direção está a cargo do maestro convidado Jean-Sébastien Béreau. As receitas deste primeiro concerto, de um programa que se estende até 27 de novembro, revertem a favor da Plataforma de Apoio aos Refugiados.

A 22 de outubro, a partir das 21h30, a Orquestra Filarmonia das Beiras dirigida por Jean-Sébastien Béreau interpreta excertos das óperas “As Bodas de Fígaro” e “Don Giovanni” e a Sinfonia nº 39, de Wolfgang A. Mozart. Este concerto de abertura dos Festivais de Outono, no Auditório da Reitoria da UA, tem um cariz solidário. A receita conseguida com este concerto através do bilhete único de 3 euros reverterá integralmente a favor da Plataforma de Apoio aos Refugiados (www.refugiados.pt).

Decorrendo de 22 de outubro a 27 de novembro, o programa dos Festivais de Outono 2015 pode caracterizar-se por ser “intencionalmente diversificado, procurando, com isso, ir ao encontro de diferentes públicos e de diferentes gostos”, afirma António Chagas Rosa, programador do evento e professor no Departamento e Comunicação e Arte (DeCA) da UA. “É já uma pequena tradição que é promovida pela UA: proporcionar concertos, com artistas de elevado nível, à cidade e região de Aveiro, contando com uma substancial participação de músicos afetos ao DeCA a par de excelentes músicos do exterior, sendo estes maioritariamente portugueses ou residentes no nosso país”, acrescenta.

Nesta edição haverá também espaço para os alunos de Composição do DeCA, num concerto de música eletrónica coordenado pela docente e compositora Isabel Soveral. Os Festivais contam com “o apoio estruturante” da Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB) que fará três concertos sinfónicos, sendo um deles “a ambiciosa 2ª Sinfonia de Gustav Mahler” a encerrar os Festivais, afirma ainda o programador.

PROGRAMA:

Catarina Vita, soprano 
Pedro Rodrigues, tenor
Jean-Sébastien Béreau, maestro convidado 

- 1a parte -  
Wolfgang A. Mozart: Excertos das óperas As Bodas de Fígaro e Don Giovanni.

- 2a parte - 
Wolfgang A. Mozart: Sinfonia nº 39.

Bilhete único: 3,00€
A receita da bilheteira reverterá integralmente para a Plataforma de Apoio aos Refugiados .

Bilhetes à venda na Livraria da UA e no local do concerto a partir das 20h00.

Mais informações sobre os Festivais de Outono 2015 na página oficial do evento: http://www.ua.pt/festivaisdeoutono/2015 .

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias