conteúdos
links
tags
Conferências
XI Congresso Nacional de Neurorradiologia na UA de 23 a 25 de outubro
“Stop AVC”! A Neurorradiologia vai mostrar na UA como pode contribuir
Congresso de Neurorradiologia decorre na UA de 23 a 25 de outubro
Em plena campanha nacional para alertar profissionais de saúde, entidades e população para o tratamento atempado do AVC, em fase aguda, e para a prevenção dos seus danos, a Universidade de Aveiro (UA) vai receber o XI Congresso Nacional de Neurorradiologia, entre os dias 23 e 25 deste mês de outubro. O tema principal deste fórum, que pretende reunir várias especialidades e áreas do conhecimento, será a “Intervenção Diagnóstica e Terapêutica na Fase Aguda do AVC”, umas principais causas de morte e incapacidade em Portugal. Nesta edição do Congresso que decorre na região berço de Egas Moniz, um pioneiro da Neurorradiologia, será apresentado o Biobanco de Neuroimagem, em parceria com a UA. As sessões decorrem na Reitoria da UA.

“Ciente da importância da interação com o meio universitário, a investigação e do ensino em Neurorradiologia/ Neurociências”, a Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR) apresentará um projeto de um Biobanco de Neuroimagem, em parceria com o Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da UA, afirma a organização do Congresso. A SPNR explica ainda que se trata de um projeto inovador para criação de um repositório de imagens médicas do sistema nervoso central que, salvaguardado o anonimato e a codificação dos dados, permita o acesso facilitado à informação neurorradiológica para fins científicos e educacionais, promovendo uma melhor rigor nos diagnósticos e na patologia neurológica em geral.

Durante o evento, a propósito de Egas Moniz, neurocientista natural de Avanca, Estarreja, galardoado com o Prémio de Oslo em 1945 pelos trabalhos em Angiografia Cerebral, será editado o livro “Egas Moniz: Pioneiro da Neurorradiologia”. Será ainda atribuído, sob a égide da Ordem dos Médicos e da Câmara Municipal de Estarreja, pela primeira vez, o “Prémio Egas Moniz em Neurorradiologia”, comemorando os 25 anos da SPNR e os 70 anos do referido prémio internacional.

Pretende-se também, durante o evento, envolver a comunidade na sensibilização para a necessidade do tratamento precoce com novas técnicas neurorradiológicas (trombectomia/ trombólise) e para a prevenção das sequelas inerentes ao AVC. Neste sentido, decorrerá uma exposição temática aberta e com obras a concurso, intitulada “Neur´Arte – o Cérebro e a Arte” (Museu de Aveiro, 16-31 outubro) e o “Trail Aveiro Sweet-Fire” (25 de outubro), eventos de caráter solidário, inseridos na campanha “STOP AVC”, e resultando de parcerias com instituições culturais e humanitárias regionais.

Novo tratamento do AVC

O ano de 2015 traz uma mudança radical no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), com vários estudos científicos a mostrarem um claro benefício do tratamento do AVC por cateterismo arterial para remoção do coágulo que está a obstruir a artéria. Este novo tratamento do AVC, realizado por médicos neurorradiologistas, consiste no cateterismo cerebral, ou seja, na navegação no interior dos vasos sanguíneos com dispositivos mecânicos que vão diretamente ao local da oclusão da artéria removendo o coágulo (também designado de trombo), numa técnica denominada trombectomia mecânica. Este tratamento deve ser realizado o mais cedo possível, idealmente até às 6 horas após o início dos sintomas, mas pode estender-se, em casos selecionados, até às 12 horas após o início do AVC.

Os resultados dos estudos científicos publicados mostraram ser possível diminuir significativamente o número de mortes por AVC e permitir que cerca de 50 por cento das pessoas que sofreram um AVC possam retomar a sua vida normal.

A Neurorradiologia é uma das especialidades médicas mais recentes em Portugal. Esta especialidade médica usa técnicas de imagem como a ultrassonografia, a tomografia computorizada, a ressonância magnética e a angiografia digital para o diagnóstico das doenças do sistema nervoso. Esta especialidade é responsável pelo tratamento endovascular (por angiografia digital/ cateterismo dos vasos) de várias doenças cérebro-vasculares, como o AVC e os aneurismas intracranianos.

imprimir
tags
evento relacionado