conteúdos
links
tags
Campus
Programa de Acolhimento 2014’15
Novos estudantes da academia estabelecem primeiros contactos com os seus departamentos/escolas e associação académica
Semana Acolhimento aos Caloiros
As atividades do Programa de Acolhimento 2015’16 prosseguem esta terça-feira, 15, para proporcionar aos novos estudantes os primeiros contactos com o associativismo, o seu curso, docentes e colegas, mas também para conhecerem de perto os espaços e serviços que farão parte do seu dia a dia académico. Os novos estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção de Aveiro – Norte (ESAN) terão iniciativas próprias que decorrem nas respetivas escolas e cidades (Águeda e Oliveira de Azeméis).

Esta terça-feira, dia 15, a receção aos alunos da ESAN é realizada em Oliveira de Azeméis. É aqui que os estudantes têm a possibilidade de estabelecer os primeiros contactos com o seu curso, docentes e novos colegas e vão poder também conhecer os espaços e serviços onde levarão a cabo o seu percurso académico. Durante a tarde, as atividades serão dedicadas ao associativismo, estando a cargo do Núcleo Associativo de Estudantes da ESAN. O programa deste dia engloba ainda uma receção aos novos estudantes pelo Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Também os alunos que vão frequentar os cursos da ESTGA terão neste segundo dia de acolhimento (15 de setembro) a possibilidade de conhecer a sua escola, curso, docentes e colegas e, durante à tarde, a cidade. Para além de uma receção de boas-vindas, pelo Presidente da Câmara de Águeda, serão apresentados projetos de mobilidade sustentável.

Será assim dinamizada uma palestra subordinada à temática da Sustentabilidade em Águeda, a que se associa a projeção de um vídeo sobre esta questão e ainda a possibilidade de os estudantes experimentarem algumas das bicicletas elétricas de Águeda (BeAgueda).

Posteriormente, os estudantes serão também recebidos na Junta de Freguesia de Águeda e Borralha.

É de salientar que, durante todo o dia, os estudantes poderão experimentar, na ESTGA, a atividade “Produz a tua energia!”, usando as bicicletas desenvolvidas na ESTGA-UA (e usadas aquando da 74.ª Volta a Portugal em Bicicleta), que permitem produzir energia elétrica. Trata-se de um conjunto de bicicletas que produzem energia elétrica quando se pedala através de um alternador que têm. Os valores da energia produzida em cada uma das bicicletas e da produção total são exibidos num monitor de grandes dimensões, tecnologia também da responsabilidade da ESTGA.

Neste mesmo dia, os estudantes, cujos cursos funcionam na Universidade, na Escola Superior de Saúde (ESSUA) e no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA-UA) vão visitar as instalações das suas respetivas unidades orgânicas (Departamentos/Escolas), conhecer as direções de curso e os núcleos de curso. Durante a tarde, as atividades serão dedicadas ao associativismo, decorrendo na Casa do Estudante - sede da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

O horário em que decorrem as atividades desta terça-feira para os novos alunos dos cursos que funcionam no campus e no ISCA-UA, assim como as especificidades do acolhimento dos alunos das escolas de Águeda e Oliveira de Azeméis é o seguinte:

15 de setembro

Alunos da UA, ESSUA e ISCA-UA
09h00 - Concentração em frente ao Edifício Central e Reitoria

10h00 - Visita às Unidades Orgânicas: apresentação do Departamento/Escola, das respetivas Direções de Curso e Núcleos de Curso

12h30 - Almoço

14h30 - Visita guiada à Casa do Estudante: apresentação da Associação Académica da UA, serviços e recursos disponíveis e atividades dos diversos Núcleos

Alunos da ESTGA

ESTGA, Águeda

10h15 - Sessão de boas vindas:
Diretora da ESTGA, Prof. Doutora Dina Seabra
Coordenador do Núcleo Associativo de Estudantes, Romeu Magalhães

10h45:
Visita à Escola:   
Encontro com Diretores de Curso
Apresentação de espaços, recursos e serviços

12h00: Atividades estudantis a cargo do Núcleo Associativo de Estudantes

12h45: Almoço

14h30: Visita à cidade (ponto de encontro: Bar da ESTGA):
Receção na Câmara Municipal de Águeda
Sustentabilidade: apresentação de projetos de mobilidade sustentável
Receção na Junta de Freguesia de Águeda e Borralha

Alunos ESAN

ESAN, Oliveira de Azeméis

10h00 - Sessão de boas vindas:
Diretor da ESAN, Prof. Doutor Martinho Oliveira
Diretor da Licenciatura em Tecnologia e Design de Produto, Prof. Doutor Ricardo Torcato
Apresentação do corpo docente
Coordenador do Núcleo de Estudantes da ESAN, Miguel Cabrita

11h00 - Visita à Escola: Apresentação de espaços, recursos e serviços

12h00 - Programa de Tutoria: Apresentação e constituição das equipas de tutoria

12h30 - Almoço

14h30 - Atividades estudantis a cargo do Núcleo Associativo de Estudantes da ESAN

17h00 - Receção na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis


Programa do dia 16 de setembro

14h00 - Concentração em frente ao Edifício Central e Reitoria

14h30 - Sessão de boas vindas no Centro Cultural e de Congressos, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Eng.º José Ribau Esteves

15h30 - Percursos para a sustentabilidade
 

O Programa de Acolhimento faz parte de um projeto da UA mais abrangente que envolve também o Programa de Tutoria – UA (PT-UA) e o "Teaching Day", e se intitula Ferramentas de Identificação e Combate ao Abandono (FICA), tendo por fim promover a qualidade do ensino-aprendizagem da instituição.

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias