conteúdos
links
tags
Distinções
Com a proposta de dar visibilidade aos efeitos da crise nos territórios rurais do Sul da Europa
Elisabete Figueiredo eleita para a Comissão Executiva da European Society for Rural Sociology (ESRS)
Elisabete Figueiredo eleita para a Comissão Executiva da European Society for Rural Sociology (ESRS)
A docente e investigadora do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA Elisabete Figueiredo foi eleita membro da Comissão Executiva da European Society for Rural Sociology (ESRS), no passado dia 18 de agosto, por ocasião do XXVI Congresso da ESRS, realizado em Aberdeen, Reino Unido. Durante o seu mandato é sua intenção contribuir para a promoção da visibilidade dos problemas, especificidades e investigação relacionados com as áreas rurais do Sul da Europa, particularmente com o aumento da consciencialização dos efeitos da crise económico-financeira nestes territórios.

A ESRS (http://www.ruralsociology.eu/) foi fundada em 1957 e é atualmente, com 58 anos, a única associação europeia que congrega cientistas sociais (europeus e não europeus) no estudo da agricultura e pescas, produção e consumo de alimentos, desenvolvimento rural, transformações do rural, ruralidade e heranças culturais, igualdades e desigualdades nas sociedades rurais, assim como no estudo da natureza e proteção ambiental em meio rural.

Entre os principais objetivos da ESRS está a promoção do desenvolvimento da sociologia rural, o aprofundamento de relações entre os sociólogos e outros cientistas sociais com interesse nas questões rurais e a promoção da cooperação internacional e a troca de informação e experiência no domínio da investigação em sociologia rural. Esta associação pretende, ainda, constituir-se como um fórum de discussão, na Europa, acerca das transformações das sociedades rurais e encorajar a formação de jovens cientistas sociais no domínio das questões rurais.

Elisabete Figueiredo é membro da ESRS desde 2003 e é atualmente membro do Research Study Group sobre a Europa do Sul e Mediterrânica. Foram igualmente eleitos para a Comissão Executiva da ESRS, Sally Shorthall (Universidade de Queens, Belfast, Reino Unido), como presidente; Talis Tisenkopfs (Universidade de Riga, Letónia), como vice-presidente e Pierluigi Milone (Universidade de Perugia, Itália), Maria Jesus Rivera (Universidade do País Basco, Espanha) e Lee-Ann Sutherland (Instituto James Hutton, Escócia, Reino Unido), também como membros daquela Comissão.

imprimir
tags
outras notícias