conteúdos
links
tags
Campus
Consulta de diagnóstico gratuita no Centro de Saúde Universitário
Venha experimentar a Terapia Shiatsu
Procurando proporcionar aos seus utentes o acesso a um cada vez mais vasto leque de especialidades, de forma gratuita, o Centro de Saúde Universitário estabeleceu um protocolo com o terapeuta de Shiatsu Rui Santana para disponibilizar à comunidade universitária, cerca de seis consultas-diagnóstico, semanalmente, mediante marcação prévia.

O Shiatsu é uma palavra japonesa que significa "pressão dos dedos", atuando ao nível do sistema energético do corpo. O terapeuta de Shiatsu aplica pressão em pontos específicos para estimular o Ki, a palavra japonesa para Chi ou Energia Vital. Essa energia progride por canais próprios chamados meridianos. Em determinadas situações, o fluxo desta energia pode alterar-se e criar um padrão de desequilíbrio ou desarmonia que se refletirá na saúde física e mental da pessoa acometida. 

No Shiatsu os meridianos e os pontos de contacto são pressionados para normalizar o fluxo dessa energia. O tratamento envolve diferentes técnicas para aliviar a dor e libertar a energia que se encontra bloqueada. O Shiatsu alivia o stress, acalma o sistema nervoso e estimula o sistema circulatório e imunitário, promovendo a auto-cura.

Shiatsu e digitopressão são, por isso, tratamentos semelhantes à Acupunctura, onde são estimulados diversos pontos de pressão. Nesse processo utilizam-se diversas partes do corpo, nomeadamente os dedos, as palmas das mãos, os cotovelos ou os braços. Aplicando-se diferentes técnicas para aliviar a tensão contribuímos para o alívio das dores musculares e esqueléticas, bem como a insónia, a lombalgia ou as dores nas articulações em geral, entre outras causas de desequilíbrio físico e emocional.  

 

APLICAÇÃO

O Shiatsu tem variadas aplicações, sendo a principal, a manutenção da saúde individual e coletiva. Pode tratar desde:

  • problemas físicos ( problemas de rins, evacuação, azia, musculares e esqueléticos);
  • problemas psicossomáticos (hipertensão nervosa, doenças de foro emocional, psicológico, insônia, depressão, etc.);
  • problemas emocionais (baixa autoestima, apatia, transtornos de apetite, etc.).

 

SESSÕES

Na primeira das sessões (gratuita) faz-se uma avaliação geral do paciente. Elabora-se uma ficha (anamnese), onde se determinam as condições de aplicação da terapia, forma e número de sessões, bem como a terapêutica mais adequada a aplicar (duração: 20 a 30 minutos).

As seguintes, em gabinete próprio do terapeuta, no centro de Aveiro, têm a duração de 45 a 60 minutos. Estas consultas/sessões têm um preço de 25 euros para membros da UA.

Informação sobre marcações aqui.

imprimir
tags
outras notícias