conteúdos
links
tags
Distinções
Ilustrador brasileiro veio estudar Ilustração Científica na UA
Aluno de Ilustração Científica da UA distinguido com Menção Honrosa nos prémios il-ilustraciència
José Carlos Menezes foi distinguido com uma Menção Honrosa
Finalista no Curso de Formação em Ilustração Científica (CFIC) da Universidade de Aveiro (UA), José Carlos Menezes de Souza foi distinguido com uma Menção Honrosa na mais recente edição dos prémios il-ilustraciència, que contam com o apoio da UA. Para o brasileiro, com formação anterior na área, que veio para Portugal para estudar Ilustração Científica na UA e porque gostava de conhecer o país “ancestral” do seu, a distinção, que recebe com "muita humildade", é “um sinal positivo” de que deve “continuar perseverando nesse maravilhoso e gratificante caminho da ilustração científica”.

A edição deste ano dos prémios Il-Ilustraciència, promovidos pela Associação Catalã de Comunicação Científica, galardoou com uma Menção Honrosa o trabalho Protea sp. do Jose Carlos Menezes de Souza, ilustrador oriundo do Brasil e aluno finalista da quarta edição do CFIC (2014-15), promovido pelo Departamento de Biologia da UA. “Essa Protea estava linda à luz do sol poente, num jardim de uma residência em Ilhavo, onde eu a fotografei (foto que foi um dos elementos base para a ilustração). Foi um feliz acaso.”, respondeu o autor.

José Carlos Menezes tomou conhecimento do CFIC através que uma formação que o docente da UA e ilustrador, Fernando Correia, lecionou na Universidade de Brasília. “A possibilidade de me familiarizar com outras técnicas de representação visual de espécies botânicas e zoológicas numa universidade portuguesa, como esta de Aveiro, (re)conhecida internacionalmente pela excelência de seu status de formador,  somada à  oportunidade de viver um tempo em Portugal, nosso ancestral, foi o suficiente para me motivar, de um modo invencível, a participar desse Curso”, explica o aluno finalista.

A formação que está a finalizar na UA tem, na sua perspetiva, correspondido às expectativas. E assume um contributo do Curso para o reforço dos seus conhecimentos nesta área. “Embora eu já fosse detentor de alguma bagagem de conhecimento e informações, recebida de alguns notáveis mestres ilustradores brasileiros, no CFIC/UA pude acrescentar ao meu repertório preciosas  informações sobre as diversas técnicas de ilustração assim como regras de conduta, de comportamento e de ação, que me foram passadas pelos docentes da área da biologia, as quais realçaram e reafirmaram a importância  de uma criteriosa investigação científica sobre a espécie a registrar.”

Os vencedores dos Prémios Formação Il-Ilustraciència receberam uma inscrição gratuita para uma formação especializada em Ilustração Científica na UA:

- 1º prémio: Meritxell Campos Canudas (España; Sebastes norvegicus), que ganhou uma matrícula numa das Unidades de Formação em Ilustração Científica do dbio/Universidade de Aveiro

- 2º prémio: Alessandro Cândido (Brasil; Cattleya elongata), que ganhou um estágio intensivo de duas semanas de duração no Laboratório de Ilustração Científica do dbio/Universidade de Aveiro

- 3º prémio: Williams Jose Toledo Sosa (Venezuela; Vespula germanica), que ganhou um estágio intensivo de uma semana de duração no Laboratório de Ilustração Científica do dbio/Universidade de Aveiro.

Mais informações sobre os prémios  Il-Ilustraciència

https://www.facebook.com/illustra.ciencia?fref=photo

http://illustraciencia.blogspot.pt/

imprimir
tags
outras notícias