conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Dias 2, 4 e 10 de junho na UA
Apresentação pública de trabalhos de Unidades Curriculares do DeCA
Departamento de Comunicação e Arte
Nos dias 2, 4 e 10 de junho será feita a apresentação pública de trabalhos performativos desenvidos no âmbito de unidades curriculares do Departamento de Comunicação e Arte. "A vida secreta das máquinas", "As Cidades Invisíveis" e "Projeto X" são os títulos das apresentações. A entrada é livre.

1) A vida secreta das máquinas

Um conjunto de quadros performativos que combinam elementos das três vertentes (música, drama e expressão plástica) da disciplina de Expressões Artísticas da Licenciatura em Ensino Básico. Terá lugar na Livraria da UA no dia 2 de junho, às 11h00 e contará com a presença de crianças da Escola Básica da Glória e do CIAQ

2) As Cidades Invisíveis

Uma performance que resulta do trabalho realizado pelos alunos da disciplina de Projectos Multidisciplinares da Licenciatura em Música. A partir do livro homónimo de Italo Calvino foram exploradas ao longo do semestre várias “leituras” dum quotidiano imaginário onde se cruzam linguagens que usam o som, o movimento e a imagem. À semelhança do que faz Marco Polo perante Kublai Khan no livro de Calvino, propõe-se um exercício poético e sensorial onde a relação entre os símbolos e os lugares permaneça incerta mas catalisadora de memórias. A apresentação terá lugar no dia 4 de junho, às 10h30, no Estúdio Audiovisual do DeCA.

 

3) Projeto X

A Música na Comunidade tem vindo a adquirir uma importância crescente no âmbito dos estudos de pós-graduação em música no DeCA. No ano passado iniciou-se uma ideia, o Projecto X, que se pretende que venha a ser estruturante nesta área de investigação e intervenção e foi possível apresentar no DeCA um espectáculo que resultou da articulação da disciplina de Música, Comunidade e Educação (MCE), disciplina de opção no plano curricular do Mestrado em Música e trabalhos de alunos de Mestrado e Doutoramento do DeCA junto de Estabelecimentos Prisionais. O Projecto X  é sempre uma incógnita, como o são todo os projectos de música na comunidade, no sentido em que se parte da “folha em branco” para nela se construir o cruzamento de universos diversos, humanos e artísticos e construir uma experiência profunda de partilha do fazer música em comunidade. O Projecto X de 2015 resulta da articulação de MCE com um trabalho de mestrado (Música100Idade) realizado com um lar de terceira idade (o Centro Social do Calendário) e um grupo vocal feminino da comunidade ucraniana de Aveiro. A apresentação terá lugar às 17h00 no Auditório do DeCA a 10 de junho.

 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias