conteúdos
links
tags
Cultura
De 20 a 22 de março, nos jardins do Rossio
A Magia das Serenatas Femininas está de regresso!
A Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro em ação
O encanto da Ria, a beleza das noites de estrelas e a magia das serenatas femininas estão de regresso a Aveiro! De 20 a 22 de março, nos jardins do Rossio, irá decorrer a 16ª edição do Festival de Tunas: “Noite de Serenatas Femininas”. A organização é da Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro (TFAAUAv).

O desejo de realizar em Aveiro um festival onde se privilegiassem as vozes femininas, a boa disposição, o espírito académico e a boa música, tornou possível a realização da 1ª Noite de Serenatas Femininas na cidade de Aveiro. Em 1996, a Tuna Feminina, presta homenagem à protetora da cidade, a Princesa Santa Joana, organizando o “Memorial de Santa Joana Princesa”, no Museu de Aveiro. Para além desta iniciativa, realizou o festival de tunas femininas, intitulado “Noite de Serenatas Femininas” em 1997. Hoje é um festival estruturado, tendo-se tornado assim um evento importante no panorama das Tunas Femininas em Portugal e até a nível internacional.

Nesta edição do festival a organização conta com a presença de cinco tunas femininas, oriundas de Madrid, Salamanca, Coimbra, Braga e Lisboa. "Estas tunas ibéricas tentarão com as suas vozes, não só conquistar o prémio de melhor Tuna, mas também promover a sua tradição académica e musical. Como convidados especiais sobem também a palco, a Tuna Universitária de Aveiro e a Sociedade Musical de Santa Cecília", aponta a TFAAUAv .

Às 21h30, do dia 20 de março, sobem a palco a Tuna feminina do IST (Lisboa), a Tuna Universitaria Complutense de Madrid, a Orquestra da Sociedade Musical de Santa Cecília e a tuna anfitriã deste festival, a Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

No dia 21 de março, pela mesma hora (às 21h30), o espetáculo fica ao encargo da Tuna Universitária de Aveiro, da Estudantina Feminina de Coimbra, da Tuna Feminina Universitaria de Salamanca, a Gatuna (Braga) e novamente da Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade Aveiro. E não é tudo: "Após os espetáculos, deixamos o convite para comparecerem à festa que irá decorrer às 00h30 no Omega Bar, na Praça do Peixe".

Nesta edição, não só a música será protagonista. A par com o festival, irá também decorrer a 1ª edição do EnCantoRia, uma montra de moda, gastronomia, artesanato e diferentes atividades como tributo à Mulher e às suas conquistas, coorganizado com a Confraria de São Gonçalo. Este evento, aponta a TFAAUAv, "pretende assim mostrar o que a Cidade de Aveiro tem de melhor para oferecer e conta com a presença de diferentes Confrarias e com a presença de entidades de carácter social como a Cáritas e Liga Portuguesa Contra o Cancro". Apresentar algo diferente dos festivais de tunas habituais é também um grande objetivo deste evento, aproximando a cidade e os estudantes. As atividades irão decorrer das 14h00 às 24h00, nos dias 20 e 21, e das 10h00 às 18h00, no dia 22 de março.

Estes eventos contam com o especial apoio do Turismo Centro De Portugal, do Glicínias Plaza, do Kioske 3E – Tabacaria e do Omega Bar e tem ainda a Câmara Municipal de Aveiro, a Universidade de Aveiro, os Serviços de Ação Social da Universidade e a Associação Académica da Universidade de Aveiro como principais parceiros.

A entrada para estes eventos é gratuita. A TFAAUAv deixa o convite: "Contamos com a sua presença nos Jardins do Rossio (Aveiro), onde a tradição académica e da Cidade dos canais se cruzam para lhe oferecer um programa diferente, protagonizado no feminino. Junte-se a nós para tornar estas noites verdadeiramente mágicas".

Todas as informações sobre a Noite de Serenatas Femininas podem ser vistas em http://uaonline.ua.pt/upload/med/joua_m_3467.pdf

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias