conteúdos
links
tags
Concursos e Prémios
Prémios incluem formação na UA
Fernando Correia e Clara Cerviño no júri de concurso internacional de Ilustração Científica
Fernando Correia e Clara Cerviño no Curso de Formação em Ilustração Científica da UA
Fernando Correia, docente do Departamento de Biologia (DBio) da Universidade de Aveiro (UA) e diretor do Laboratório de Ilustração Científica (LIC), estrutura que coordena a 4ª edição do Curso de Formação em Ilustração Científica (CFIC) da UA, e a aluna de doutoramento Clara Cerviño participam no júri do concurso “Il-lutraciència”, organizado pela Associação Catalã de Comunicação Científica (ACCC), numa iniciativa que contou novamente com a parceria estratégica do DBio.

Este ano, além da participação de Fernando Correia que já foi curador de exposições, membro de júri e organizador de vários concursos internacionais, o júri integra uma antiga aluna do CFIC (2012-13), Clara Cerviño, atualmente aluna do primeiro ano do Programa Doutoral em Biologia (DBio/UA), na área temática de Comunicação, Divulgação e Ilustração Biológicas (http://www.ua.pt/pagetext.aspx?id=6941, único na Europa), a qual participa assim pela primeira vez num orgão de seleção deste género (http://illustraciencia.cat/es/premi-jurat/).

O convite a ambos, afirma o diretor do LIC, "demonstra o crescente reconhecimento europeu da UA como Escola de ensino formal neste importante domínio da Comunicação Científica visual (ver por ex. http://www.aeims.eu/studies.php, da Association Européenne des Illustrateurs Médicaux et Scientifiques; menu em construção). Este reconhecimento, acrescenta ainda Fernando Correia, "muito prestigia o Departamento de Biologia, atesta a enorme qualidade dos alunos que aqui se formam, bem como de todos os docentes do DBio/CFIC que, nestes últimos quatro anos, têm contribuído ativamente para este contínuo compromisso de excelência".

Está prevista a edição de um catálogo on-line e ainda de uma exposição das 40 obras selecionadas pelo júri.

As ilustrações devem ser submetidas a concurso até dia 30 de abril, através do preenchimento de formulário on-line e fazer o upload de cada imagem, gravada em jpg, gif ou png (tamanho máximo de 2 MB) e, posteriormente, a mesma imagem gravada em pdf (formato A3, 420 x 297mm, a 300 dpi), através do e-mail infoillustraciencia@gmail.com.

O “Il-lustraciència”, já na sua terceira edição e com uma procura mundial crescente, conta com o apoio do Ministerio de Economía y Competitividad e ainda da Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología (FECYT).

Este evento tem como objetivo maior, divulgar a importância e impulsionar a Ilustração Científica em todas as suas modalidades, apoiando e premiando ilustradores científicos, através do Prémio Internacional de Ilustração Científica (600 euros, seleção do júri), Prémio Votação do Público (200 euros, com seleção livre on-line, entre 16 de maio e 15 de junho) e ainda os Prémios Categoria Estudante (formação), que incluem matrículas em Unidades de Formação do CFIC e dois estágios de curta duração (de duas e uma semana, respetivamente) no Laboratório de Ilustração Científica do DBio (cf. http://illustraciencia.cat/es/premis/), a oferecer aos vencedores na categoria Estudante.

Todos os prémios serão tornados públicos a 16 de junho.

Mais informações: http://illustraciencia.cat/es/informacio/

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias