conteúdos
links
tags
Campus
Judite do Nascimento e o Vice-reitor António Pina visitaram o campus
Reitora de Cabo Verde veio discutir reforço da cooperação com a UA
A Reitora Judite do Nascimento visitou a UA
Uma visita “muito útil”, que “ultrapassou as expectativas” e que pode ser o “prelúdio do reforço de uma colaboração entre a Universidade de Aveiro (UA) e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV)” que já é longa. Foi assim que a Reitora da Uni-CV, Judite do Nascimento, comentou a visita que realizou à UA no dia 25 de fevereiro, acompanhada pelo Vice-reitor, António Pina, doutorado em Geociências pela UA. UA e Uni-CV pretendem consolidar a cooperação que decorre há vários anos.

A visita da comitiva da Uni-CV, chefiada pela Reitora Judite do Nascimento, à UA decorreu durante todo o dia 25 de fevereiro e envolveu visita ao campus, reunião com o Reitor da UA e outros membros da equipa reitoral e encontros com investigadores responsáveis pelos projetos de cooperação. A Reitora da Uni-CV aproveitou a deslocação a Portugal para participar na reunião do Conselho de Administração da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP), a 27 de fevereiro, e visitou várias instituições, entre elas, a UA.

As reuniões de trabalho na UA, segundo Judite do Nascimento, permitiram fechar projetos em conclusão e consolidar projetos estruturantes para a Uni-CV que estão a ser desenvolvidos em cooperação a Academia Aveirense. A visita a departamentos e grupos de investigação que operam no campus contribuiu para tornar mais clara a dimensão da parceria com a UA, esclareceu.

As áreas em discussão para reforço da cooperação envolvem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Engenharia Civil e a Escola do Mar. No campo das TIC a colaboração pressupõe formação de docentes e outros interessados, a capacitação para a gestão de projetos e a prestação de serviços em consórcio.

A Escola do Mar é uma nova unidade orgânica ainda na fase de conceção que a Reitora prevê implementar ainda neste ano, tendo a UA como parceiro. A nova unidade orgânica não vai começar do zero, uma vez que já existe, no Mindelo, o Departamento de Engenharia e Ciências do Mar da Uni-CV que terá de ser readaptado e carece de uma restruturação da sua oferta formativa, explica ainda Judite do Nascimento.

Um dos projetos em desenvolvimento no âmbito da Escola do Mar, é a instalação de uma maternidade de tilápias, através do sistema de aquoponia - combinação da criação e peixes e plantas – que tornará a Ilha de São Vicente autónoma ao nível da produção de isco vivo para a pesca do atum.

Em dezembro do ano passado, o Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, visitou a UA e disse precisamente: “As Tecnologias da Informação e o Mar são as áreas que estamos a eleger como fundamentais para o futuro de Cabo Verde e nas quais queremos cimentar a cooperação com a Universidade de Aveiro (UA)”.

Na área da Engenharia Civil, as duas instituições trabalham na criação de um curso profissional em reabilitação de edifícios históricos e também na prestação de serviços em parceria.

O Empreendedorismo é outra área de cooperação entre as duas instituições, mas contornos mais embrionários.

O Reitor da UA, Manuel António Assunção, aproveitou a presença do Vice-reitor da Uni-CV, António Pina, para lhe entregar o diploma de Doutor em Geociências, realizado na UA com coorientação de Manuel Marques da Silva, professor já aposentado do Departamento de Geociências. A tese intitulou-se “Hidrogeoquímica e qualidade das águas subterrâneas da Ilha de Santiago” e foi defendida em 2009.

imprimir
tags
outras notícias