conteúdos
links
tags
Campus
Dia 18 de dezembro
Primeiro-ministro de Cabo Verde vem à UA para conhecer projetos de cooperação
José Maria Neves visita Aveiro (foto da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa)
A Universidade de Aveiro (UA) recebe dia 18 de dezembro a visita do Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, durante a qual serão abordadas as áreas de cooperação entre a academia de Aveiro e o Governo e a Universidade de Cabo Verde (UniCV). A implementação do Sistema de Informação Académico na UniCV e a construção de um laboratório para o curso de Engenharia Civil naquela Universidade, uma área para a qual a UA se propõe a apoiar na revisão curricular e na requalificação dos docentes locais, são alguns dos projetos onde as duas instituições de ensino superior querem estreitar esforços e que serão apresentadas a José Maria das Neves.

Ao Primeiro-ministro de Cabo Verde serão igualmente relatados outros projetos de cooperação entre ambas universidades, e, naturalmente, em áreas de interesse comum, que envolvem o apoio da UA na formação de professores e docentes da UniCV não só na área da Engenharia Civil mas também nas das Tecnologias da Informação e Comunicação, do Mar, do Turismo e no apoio ao empreendedorismo, transferência de conhecimentos, prestação de serviços e inserção profissional.

Recorde-se que é em Cabo Verde que a UA tem um dos maiores projetos fora de portas. Trata-se da conceção e implementação do Sistema de Informatização da Justiça (SIJ) daquele país que tem como objetivo diminuir os custos e a morosidade processual e aumentar a transparência e as garantias de segredo de justiça em Cabo Verde.

O mais recente protocolo assinado no âmbito do SIJ foi assinado em outubro, na cidade da Praia, pelo ministro da Justiça cabo-verdiano, José Carlos Correia, e pelo Reitor da UA, Manuel António Assunção, e prolongou por mais quatro anos a parceria entre as duas instituições iniciada em 2008 com o apoio do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da academia de Aveiro. O Departamento será mesmo um dos locais da academia que José Maria Neves visitará amanhã às 15h00.

Também na terra da morna, a UA já ajudou a edificar a primeira Casa da Ciência. Inaugurada em 2012, esta tem por objetivo promover a cultura científica e tecnológica e a ligação entre as universidades e a sociedade. O projeto resultou de uma parceria entre a UA, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde.

Visita ao ECOMARE

A deslocação de José Maria Neves a Aveiro tem início com um encontro, às 11h20, com Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal. A cidade de Aveiro mantém, desde 1993, relação de geminação com a cidade de Santa Cruz, município da Ilha de Santiago no grupo do Sotavento de Cabo Verde.

Depois da receção nos Paços do Concelho, o Primeiro-ministro de Cabo Verde desloca-se à UA onde será recebido pelo Reitor Manuel António Assunção. Prevê, igualmente, uma visita ao ECOMARE, às 12h30, onde será recebido pelo presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo. A implementação de uma maternidade de tilápias [peixe nativo africano] em São Vicente (Cabo Verde) e a elaboração do Atlas de Cabo Verde para projetos de aquacultura, planos em que UniCV quer o apoio da UA, dão o mote à visita.

Resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Ílhavo, a UA e a Administração do Porto de Aveiro, o ECOMARE, que será inaugurado no final do primeiro trimestre de 2015, pretende ainda desenvolver a prestação de serviços de I&DT+I (Investigação, Desenvolvimento e Tecnologia) e respetiva transferência para empresas e organizações governamentais e internacionais, no âmbito do mar, com vista ao aproveitamento sustentável dos recursos marinhos.

A visita à UA de José Maria Neves termina com um encontro entre o responsável e a centena de estudantes cabo-verdianos da academia. A sessão decorrerá a partir das 16h00, no auditório da Livraria da UA.

imprimir
tags
outras notícias