conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Candidaturas de segunda fase decorrem de 13 a 18 de novembro
Nova oportunidade para candidatura ao CTeSP em Banca e Seguros
O CTeSP em Banca e Seguros vai ter nova fase de candidaturas
Quem ainda não conseguiu entrar no Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Banca e Seguros, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), ainda está a tempo. As candidaturas de segunda fase decorrem de 13 a 18 de novembro. Estes cursos curtos de formação superior e cariz profissionalizante, com estágio em empresa no final, foram criados pelo atual governo para substituir, progressivamente, os CET no ensino superior.

O ISCA-UA adotou o horário pós-laboral para o CTeSP em Banca e Seguros. O novo curso vem na sequência do antigo Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Banca e Seguros, agora extinto. Inclui formação geral, científica e técnica, e em contexto de trabalho (estágio) no último semestre dos estudos, para todos os alunos.

O diretor desta nova oferta formativa da UA, e docente no ISCA-UA, Joaquim Santos, destaca a grande procura de profissionais com esta formação: “Esta é uma área muito apetecível em termos formativos, porque existem muitas solicitações externas da área dos seguros e até da banca. A taxa de empregabilidade do antigo CET em Banca e Seguros era de cerca de 80 por cento na área dos seguros”, por isso o diretor do curso espera que este novo TeSP prossiga o sucesso do antecessor CET.

No final desta formação, que confere uma qualificação de grau 5 no Quadro Nacional de Qualificações, pretende-se que os profissionais sejam capazes de promover e efetuar, de forma autónoma ou sob orientação, a comercialização  de produtos financeiros e de seguros e de realizar operações bancárias e da atividade seguradora; que assegurem a gestão de carteira e o relacionamento regular com clientes, efetuando os contactos e as operações necessárias, ou encaminhando-as para as áreas respetivas. Mais informações sobre este curso: http://www.ua.pt/ensino/PageCourse.aspx?id=393 .

Os alunos dos CTeSP beneficiam de todas as condições proporcionadas pela a UA aos seus alunos, como por exemplo, alojamento e apoio social, usufruto das unidades de alimentação, das bibliotecas e dos equipamentos desportivos. Os cursos incluem um estágio de seis meses em empresas ou instituições da região, com as quais a UA estabeleceu protocolo.

A segunda fase de candidaturas aos CTeSP da UA decorrem de 13 a 18 de novembro. Para este processo de candidatura, só serão admitidos candidatos que reúnam as condições normais, nomeadamente a aprovação na disciplina indicada como relevante para a área deste CTeSP em Banca e Seguros, neste caso, a aprovação na disciplina de Matemática. Caso não tenha havido aprovação a Matemática no nível de ensino anterior, não haverá possibilidade de efetuar exame específico, logo não estão reunidas as condições de candidatura.

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias