conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Inscrições para as atividades continuam até 14 de novembro
Paleontologia na Semana Aberta da Ciência e Tecnologia
Exposição paleontologia
A Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da Universidade de Aveiro (UA) conta este ano com convidados especiais: dinossauros, pterossauros, triceratops e trilobites. Venha conhecê-los na exposição “Quando os fósseis ganham vida - Exposição de Paleoarte e Fósseis”, que vai decorrer na Reitoria e com inauguração a 24 de novembro. Assista também a uma palestra sobre este tema, com o paleontólogo português Octávio Mateus, e participe no “Atelier de desenho paleontológico”. As inscrições para estas e muitas outras atividades de todas as áreas científicas continuam abertas até dia 14 de novembro.

Como eram os dinossauros? Ou os pterossauros? Ou as trilobites? Nada melhor que visitar a exposição de paleoarte e fósseis para poder apreciar alguns daqueles extraordinários animais que, apesar de já não existirem, ainda “vivem” na arte e ciência dos “paleoartistas” ou nos vários tipos de fósseis, alguns de grandes dimensões, como o crânio de um triceratops, outros mais diminutos, como as trilobites.

A exposição conta com vários módulos temáticos que compõem um diversificado percurso expositivo. Nela poderá ver desde as pequenas trilobites de Valongo a outras maiores de Arouca, bem como outros invertebrados fossilizados. Poderá, ainda, ver vários modelos de tamanho real de dinossauros, alguns dos quais portugueses e oriundos da Lourinhã.

Nesta mostra pode apreciar também ilustrações de “paleoilustradores” de todo o mundo que participaram na primeira edição do Concurso Internacional de Ilustração Paleontológica (organizado em 2011 pelo Laboratório de Ilustração Científica do Departamento de Biologia da UA e pelo Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil), bem como outras obras do biólogo e ilustrador Fernando Correia e de vários alunos do Curso de Formação em Ilustração Científica da UA.

A inauguração oficial realiza-se no dia 24 de novembro pelas 14h00, com uma visita guiada à exposição pelo curador Fernando Correia e ainda pelo paleontólogo português Octávio Mateus (Universidade Nova de Lisboa e investigador do Museu da Lourinhã).

Das 14h30 às 15h30 pode ainda assistir a uma palestra, com Octávio Mateus, sobre o tema da paleontologia e do poder da ilustração paleontológica. O que são os fósseis? Como se formam? Que animais ou plantas estiveram na base da sua formação? Como eram em vida? São estas e muitas outras perguntas que os visitantes irão poder ver respondidas, junto com várias histórias e peripécias, numa conversa informal com Octávio Mateus e o biólogo/ilustrador científico, Fernando Correia.

Mas a Semana Aberta da Ciência e Tecnologia preparou ainda mais surpresas na área da paleontologia: um “Atelier de desenho paleontológico”, uma atividade onde os participantes vão poder aprender a desenhar dinossauros, pterossauros e trilobites. Neste atelier vão desenhar-se com todo o rigor científico, os fósseis, mas também se vão reconstituir os seres que se extinguiram ou fossilizaram durante milhões de anos e que são agora descobertos, mostrando como poderiam ter sido em vida através da ilustração paleontológica.

Encontra aqui informação pormenorizada sobre estas e todas as outras atividades da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia.

ilustração: © Fernando Correia/Lab. de Ilustração Científica-dbio.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias