conteúdos
links
tags
Conferências
NASA's Mohawk Guy na Universidade de Aveiro
Palestra Space Exploration and the Mars Curiosity Program
Bobak Ferdowsi
Bobak Ferdowsi tem 34 anos e trabalha no "Jet Propulsion Laboratory" da NASA. Diretor de voo do "Mars Science Laboratory Curiosity" e membro da equipa da missão Europa Clipper (projeto da NASA que pretende enviar uma sonda para explorar a lua Europa de Júpiter até 2025), vai estar na Universidade de Aveiro (UA), para a palestra "Space Exploration and the Mars Curiosity Program", no âmbito do projeto American Corner. A palestra tem lugar a 16 de outubro, com início às 11h00, no Auditório da Reitoria da UA, com apresentação de Carlos Herdeiro, investigador do Departamento de Física.

Ferdowsi tem um mestrado em Aeronáutica e Astronáutica do MIT e tornou-se conhecido em 2012 devido ao seu extravagante penteado em forma de crista (como os homens da tribo Mohawk, uma das mais antigas da América do Norte) e aos seus tweets, aquando da transmissão em direto da missão histórica da chegada e aterragem em Marte do Rover Curiosity. O mundo inteiro delirou com as imagens que mostraram um controlador de voo da NASA com uma crista preta e vermelha, acompanhada de estrelas amarelas nos lados que estavam rapados, um penteado estranho para quem ocupa um cargo de tanta responsabilidade e que destoa dos outros elementos da NASA.

“A NASA precisa de mais homens de moicana", frase que consta na conta criada na altura no Tumblr (http://www.tumblr.com/tagged/bobak-ferdowsi), em homenagem a Ferdowsi.

Bobak Ferdowsi ficou assim conhecido como o “Mohawk Guy” (homem do penteado Mohawk) estimulando os mais jovens a cultivar o entusiasmo pela exploração espacial e motivando-os para o mundo da ciência e da tecnologia.

As inscrições na palestra devem ser enviadas por email para soliveira@ua.pt.

Bobak Ferdowsi 
Europa Clipper Mission Engineer
Flight Engineer/Director, Mars Curiosity Mission 
NASA’s Jet Propulsion Laboratory (JPL)

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias