conteúdos
links
tags
Cultura
Dia 25 de Setembro, DeCA, às 18h00
Lançamento de livro sobre música instrumental e CD de Jerónimo Francisco de Lima
Música instrumental no final do antigo regime
A cerimónia de encerramento do projeto de investigação "Estudos de Música Instrumental em Portugal: 1755 - 1834'', decorre a 25 de setembro, pelas 18h00, no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro, com o lançamento do livro "Música Instrumental no final do Antigo Regime – Contextos, circulação e repertórios", coordenado por Vanda de Sá e Cristina Fernandes, e a apresentação do CD de obras de Jerónimo Francisco de Lima, dirigido por Vasco Negreiros. A entrada é livre.

O projeto de investigação ''Estudos de Música Instrumental em Portugal: 1755 - 1834'' foi uma iniciativa da Unidade de Investigação em Música e Musicologia (UnIMeM), sediada em Évora, cujo pólo de Aveiro é coordenado por Isabel Soveral. A participação da UA centrou-se na actividade do docente Vasco Negreiros, tanto numa perspectiva musicológica, como artística.

No dia 25 de Setembro vão ser apresentados, o livro de ensaios ‘Música instrumental no final do Antigo Regime – contextos, circulação e repertórios’, coordenado por Vanda de Sá e Cristina Fernandes e o CD de obras de Jerónimo Francisco de Lima, gravado neste mesmo âmbito, que aguarda para breve a sua publicação, dando-se assim relevo à colaboração entre a investigação científica e a atividade artística, um tema particularmente caro ao DeCA.

Este CD é constituído unicamente por obras em primeira gravação, transcritas especialmente para este fim, contando com o som de maquinaria de palco do século XVIII, assim como com a voz de Monika Mauch e com a orquestra de instrumentos clássicos Concentus Peninsulae, formada em igual número por instrumentistas portugueses e espanhóis, num caso de franca colaboração peninsular, dirigidos por Vasco Negreiros, dando continuidade ao intenso intercâmbio entre estes dois países que muito caracterizou a totalidade deste projeto de investigação.

A cerimónia vai contar com a presença do Embaixador de Espanha em Portugal, dado o apoio que esta Embaixada deu ao projeto, além de representantes de outras entidades patrocinadoras, como a empresa INDASA, de Aveiro.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias