conteúdos
links
tags
Desporto
Carimbado passaporte para a edição 2014-2015 da University Graduates Cup
Núcleo de futebol dos antigos alunos em evidência
A equipa dos antigos alunos da Universidade de Aveiro (UA) classificou-se em segundo lugar no Torneio de Futebol Alumni Norte de Portugal, garantindo o apuramento para a edição 2014-2015 da University Graduates Cup. Trata-se de uma prova organizada pela The University Graduates Football Union (UGFU), entidade fundada em Barcelona em 2006, que promove o futebol entre equipas constituídas por jogadores detentores de título académico e que reúne anualmente em duas provas - a University Graduates Cup e a University Graduates Champions Cup - as melhores classificadas das várias ligas e torneios de Espanha, Itália, Inglaterra e Portugal.

O Núcleo de Futebol dos Antigos Alunos da UA, liderado pelo empresário e antigo aluno João Roque da Cunha, é treinado por Pedro Aça. No plantel da presente época incluem-se os seguintes jogadores: Daniel Pereira e Vahid Talooki (guarda-redes); João Lourenço, Luís Brás, Luís Dias, Luís Carlos "Zitó", Mário Lima, Mário Seabra "Sá Pereira", Porfírio Ramos, Ricardo Rodrigues (defesas); Alan Costa, Daniel Martins, Diego Avelli, Diogo Costa, Fernando Antunes, Marco Gomes, Rui Martins (médios); Diamantino Linhares "Tino", Enoque Katata, Fernando Nogueira, Hélio Gonçalves, Jorge Monteiro, José Mendes "Maestro", Miguel Corte Real, Nelson Martins, Pedro Aça, Roque da Cunha e Sérgio Silva (avançados).

Refira-se que o Núcleo de Futebol da AAAUA foi criado em outubro de 1992, pela mão de Luís Patrício. A estreia da equipa ocorreu a 17 desse mês, no Campo do Bonsucesso, contra a AAE da Universidade do Minho. O Núcleo fez alguns jogos de futebol de 11, mas acabou por se dedicar, durante vários anos à prática do futsal, terminando, entretanto, a atividade.

A ideia de se reativar a prática do futebol de 11 surgiu em 2010, entre um grupo de ex-universitários que representaram a UA, quer como jogadores, quer como treinadores. Os objetivos do Núcleo seriam proporcionar a prática do desporto-rei e criar um espaço de encontro e convívio entre antigos alunos da UA, através da organização de jogos com outras associações de antigos estudantes e com equipas de veteranos de clubes. O processo de oficialização do Núcleo iniciou-se em abril de 2011, por iniciativa de Daniel Martins e de Porfírio Ramos, tendo a equipa retomado a atividade em outubro desse ano.

Durante duas épocas desportivas, a equipa realizou, além dos treinos semanais, cerca de duas dezenas e meia de jogos-convívio. Em setembro de 2013 organizou, na praia de S. Jacinto, o I Torneio Internacional Alumni UA, que contou com a participação da Associação Académica de Santarém e os Veteranos de Futebol da Universidade de Oviedo e já no corrente ano, juntamente com o Politécnico de Coimbra e a AAE da Universidade do Minho, com a colaboração da UGFU, levou a cabo o Torneio Alumni Norte de Portugal.

imprimir
tags
outras notícias