conteúdos
links
tags
Campus
Dia 17 de junho, às 14h30, do edifício da Reitoria da UA
Associação Portuguesa da Cortiça visita UA para conhecer projetos ligados ao setor
APCOR vem à UA conhecer projetos da acdemia ligados à cortiça
A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) e vários empresários do setor da cortiça estarão dia 17 de junho na Universidade de Aveiro (UA), para um encontro que visa trocar experiências e informações entre o meio académico e a realidade industrial. O evento tem lugar às 14h30 e conta com um momento de receção e de apresentação da instituição de ensino, pelo Vice-reitor da UA, Carlos Pascoal Neto, seguido por uma apresentação do setor da cortiça, por parte do presidente da Apcor, João Rui Ferreira.

Nesta iniciativa serão apresentados os projetos em curso nos várias unidades de investigação da UA e relacionados com a Fileira da Cortiça. No final, prevê-se um momento de discussão entre todos os intervenientes no sentido de estudar possibilidades de cooperação entre a UA e as empresas do setor. O programa prevê ainda a visita alguns departamentos da academia.

Este encontro está incluído numa atividade de maior dimensão a que se deu o nome de "Roadshow Universidade/Indústria da Cortiça", definida no plano de atividades de 2014 da associação. A ideia visa potenciar o contacto e o conhecimento dos investigadores de diferentes universidades portuguesas e a indústria da cortiça, de modo a fomentar o conhecimento de projetos diversos que poderão ser do interesse para o setor rolheiro, mas também dos materiais de construção e decoração.

O roadshow prevê quatro grandes iniciativas que se complementa, a saber: visita às universidades portuguesas que mais se tenham evidenciado no estudo da cortiça e suas propriedades de utilização. Estas visitas, sendo a primeira realizada na UA, irão permitir a realização de encontros com professores, investigadores e alunos e os representantes da indústria.

Numa segunda fase estão previstas visitas de professores e investigadores das universidades visitadas à Indústria da Cortiça. Estas visitas permitirão dar a conhecer o atual nível de desenvolvimento sectorial do ponto de vista de gestão, desenvolvimento de produto e qualificações e, assim, potenciar as opções de desenvolvimento conjunto de I&D.

A terceira iniciativa passa pela organização de uma conferência conjunta Universidades e Indústria da Cortiça e, por último, e associado ao sítio da APCOR na internet que ocupa grande destaque a nível nacional e internacional, pretende-se a criação de uma plataforma de interacçao entre o meio universitário e os seus agentes e a indústria da cortiça, devendo funcionar como local de reposição de informação de estudos / projetos realizados, pedidos de informação, pedidos de parcerias.

“A constatação frequente de que existe um desfasamento entre o meio universitário e as nossas empresas com impactos negativos para a partilha de conhecimento e potenciação de projetos conjuntos, motivou a direção da APCOR para a realização do roadshow”, refere o presidente daquela associação.

"A UA desenvolve, há pelos duas décadas, trabalho pioneiro na área da cortiça, abrangendo domínios como a sua estrutura, o seu comportamento biológico e interação com o vinho, as suas propriedades fisico-mecânicas, as novas aplicações da cortiça e seus subprodutos, entre outros.  Com este encontro, esperamos reforçar a cooperação com o tecido empresarial e promover a transferência de conhecimento e a inovação num setor crucial para a economia portuguesa”, aponta Carlos Pascoal Neto.

Para marcar presença na iniciativa pode efectuar a inscrição através do email info@apcor.pt ou telefonar diretamente para a APCOR atrvés do número 227 474 040. 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias