conteúdos
links
tags
Distinções
Conferência "ARS CHORALIS 2014", Croácia
Filipa Lã recebe prémio pela contribuição científica no estudo da voz
Filpa L¿¿
Filipa Lã, professora de música na Universidade de Aveiro (UA), recebeu um prémio do “International Choral Institution” em colaboração com a “Croatian Choral Directors Association”, numa conferência na Croácia, dia 25 de abril, homenageando a sua contribuição científica no estudo da voz em contextos performativos de ensamble.

Trata-se de um diploma de reconhecimento do contributo do seu trabalho ao longo dos anos na progressão das áreas de pedagogia e ciência vocais. “O prémio foi-me atribuído pelo número de publicações e convites que me têm sido feitos para disseminar o trabalho de investigação e as metodologias de ensino de canto que tenho vindo a desenvolver enquanto docente da UA”, explicou.

O prémio foi atribuído na conferência "ARS CHORALIS 2014 – “International Symposium on Corusology, Choral Art - Singing - Voice", pelas instituições que organizaram o evento: a Associação de Maestros de Coro da Croácia e o Instituto Internacional de Canto Coral.

Filipa Lã foi convidada a participar nesta conferência há alguns meses atrás para apresentar uma aula sobre performance vocal em contextos de interpretação de fado  e apresentar uma comunicação oral sobre resultados de um projeto de investigação realizado na UA sobre os efeitos do aquecimento vocal na performance vocal de coralistas.

Participou ainda no concerto da conferência realizado na Academia de Música de Zagreb, na mesma noite de entrega de prémios, da 25 de abril, para a divulgação da música clássica contemporânea de expressão da língua portuguesa. O concerto, aberto a toda a população de Zagreb, contou com a presença de cerca de 200 pessoas no público. 

Esta cerimónia de entrega de prémios  visou o reconhecimento de investigadores em toda a Europa e nos Estados Unidos que se destacaram recentemente no ensino do canto e nas descobertas feitas sobre a performance vocal em diferentes contextos performativos artísticos.

Filipa Lã é soprano, docente do Departamento de Comunicação e Arte da UA e investigadora do Instituto Nacional de Etnomusicologia, Música e Dança (Polo de Aveiro). É mestre em Performance - Canto na Guildhall Scholl of Music and Drama, em Londres, e obteve um doutoramento em canto na Universidade de Sheffield.

Mais informações sobre o evento aqui: http://www.choralcroatia.com/Choralis2014.aspx.

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias