conteúdos
links
tags
Distinções
Concurso internacional de fotojornalismo
Bolsa “Estação Imagem Mora” entregue a mestrando da UA
Hermano Noronha
A bolsa referente ao Prémio Fotojornalismo 2014 Estação Imagem Mora foi este ano entregue a Hermano Noronha, aluno do Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro (UA). A bolsa, no valor de quatro mil euros e que serve para financiar a realização de um projeto documental sobre o Alentejo, vai permitir a Hermano Noronha desenvolver o projeto fotográfico PRESENTE, sobre o estado atual da memória da Guerra do Ultramar no concelho de Mora.

O júri do concurso, que atribuiu a bolsa a Hermano Noronha e os prémios de fotografia em várias categorias, foi presidido por Paolo Pellegrin, da agência Magnum (autor de vários livros e um dos fotojornalistas mais premiados a nível mundial) e contou também com mais quatro elementos: Alessandra Mauro, curadora de fotografia; Christopher Morris, fotojornalista da agência VII; Pablo Juliá, diretor do Centro Andaluz da Fotografia; e Jérôme Sessini, fotojornalista da Magnum.

Um total de 386 reportagens, da autoria de cerca de 140 fotógrafos, esteve a concurso na edição deste ano, num prémio aberto a fotojornalistas portugueses, dos PALOP e da Galiza, bem como aos estrangeiros residentes nestes territórios. 

Hermano Noronha encontra-se também a iniciar o projeto PRESENTE em Aveiro, no âmbito do seu mestrado, com o objetivo de continuar a trazer à superfície da atualidade fragmentos da memória da Guerra do Ultramar. O objetivo é a sensibilização e transmissão desse facto histórico às novas gerações, através do seu envolvimento na realização do projeto. Assim, Hermano Noronha vai socorrer-se de jovens entre os 19 e os 25 anos cujas idades correspondem, grosso modo, às idades com que, há mais de 40 anos, morreram muitos dos militares que então participaram na Guerra do Ultramar.

Para realizar o projeto serão necessários 366 jovens nascidos entre 1988 e 1995, cujos dias de aniversário, em conjunto, completem um ano (de 1 de janeiro a 31 de dezembro) no sentido de assim evocar os militares mortos nesse mesmo dia ao longo dos 13 anos que durou a Guerra do Ultramar.

Será igualmente pedido a esses jovens que procurem registos da participação de familiares seus na guerra colonial a fim com estas ser constituído um mural fotográfico.

Esta foi a 5ª edição do Prémio Fotojornalismo Estação Imagem Mora, que contou com o Patrocínio da Câmara Municipal de Mora, do Centro Português de fotografia e da Agência Lusa.

Estação Imagem Mora é uma associação cultural sem fins lucrativos criada em 2007, cujo objetivo é estudar, debater e divulgar todos os aspetos ligados à imagem, com particular incidência na fotografia.

Esta associação é constituída por diversas personalidades do mundo da fotografia, do jornalismo, do design e da arte, como Miguel Sousa Tavares, Henrique Cayatte (docente de Design na UA), Joana Vasconcelos, Fernando Dacosta, Vicente Jorge Silva ou Luís Vasconcelos.

Outros projetos do autor podem ser apreciados no seu site: www.hermanonoronha.net

Mais informações sobre a associação Estação Imagem Mora aqui: http://www.estacao-imagem.com/

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias