conteúdos
links
tags
Conferências
7 de abril, 18h00, no IEUA Sharing, com Francisco Mendes
"Da bitBOX à BEEVERYCREATIVE. Uma viagem de montanha russa"
Francisco Mendes
O IEUA Sharing está de volta. A 11ª edição da segunda temporada conta com a presença de Francisco Mendes, cofundador da BEEVERYCREATIVE, empresa que teve as suas origens na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro (IEUA) e um dos principais impulsionadores do IEUA Sharing. A sessão decorre a 7 de abril, às 18h00, no foyer do Edifício 1 do Campus Universitário de Santiago e está aberta a todos os interessados.

Francisco Mendes, 39 anos, é formado em Engenharia Elétrónica e Telecomunicações e pós-graduado em Engenharia de Automação Industrial, ambos pela Universidade de Aveiro. Assume-se como um criador que gosta de imprimir as suas ideias em 3D, adora DIY, eletrónica, opensource e crowdfunding. Com apenas 10 anos montou o seu primeiro circuito eletrónico (que funcionou)!

Juntamente com Jorge Pinto fundou a bitBOX, empresa que esteve sediada na IEUA, e criaram um controlador eletrónico open source (R2C2) para impressoras 3D RepRap (www.3dprinting-r2c2.com).

No final de 2010, depois de mais de 10 anos de experiência na área de I&D de tecnologia, juntaram-se a dois sócios para fundar a BEEVERYCREATIVE. Atualmente está sediada na Gafanha d’Aquém, ílhavo, para onde transferiram as suas instalações para responder ao crescimento da empresa.

Desenvolveram a Beethefirst, a primeira impressora 3D completamente desenvolvida e produzia em Portugal. Na perspetiva dos fundadores da empresa, a impressora dá resposta a muitos problemas apresentados por equipamentos do mesmo segmento: muito pesadas, não portáteis, com design pouco apelativo e barulhentas. Segundo Francisco Mendes "é uma impressora que é para partilhar e por isso é que a criámos desta forma".

A Beethefirst foi eleita Produto do Ano pela Exame Informática e considerada, na 3D Printshow em Londres (o maior evento de 3D no mundo), como a impressora mais bem preparada para o consumidor final.

Sobre o IEUA Sharing

O IEUA Sharing é um evento mensal de partilha de conhecimento e de experiências de empreendedorismo. Realiza-se na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro, no foyer do Edifício 1 do Campus Universitário de Santiago, na primeira segunda-feira de cada mês, entre as 18h00 e as 19h30, e está aberto a todos os interessados em debater o tema proposto pelo orador convidado.

informações adicionais disponíveis em www.ua.pt/ieua

imprimir
tags