conteúdos
links
tags
Opinião
Texto de opinião de Tiago Almeida, ex-presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv)
"Estou profundamente honrado por ter feito parte da História da AAUAv"
Tiago Almeida, ex-presidente da AAUAv
Na conclusão do mandato de 2013 à frente dos destinos da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), sinto que vivi umas das experiências mais enriquecedoras que alguém pode ter aquando da sua passagem pela Universidade. A experiência associativa é muito gratificante e faz de nós melhores cidadãos. Faz-nos cidadãos mais participativos, críticos e responsáveis, mas, também, mais condescendentes em alguns aspectos por sabermos como eles funcionam e as condicionantes a que estão muitas vezes subjacentes.

A minha experiência na AAUAv não se circunscreve apenas a este mandato que agora terminou. Naturalmente que, este último ano foi mais intenso e exigiu uma responsabilidade acrescida tendo em conta o cargo que ocupava. Mas não posso deixar de me recordar o ano que passei na direção da AAAUv enquanto Vogal da Política Educativa e também, um outro ano enquanto membro do núcleo de estudantes de Administração Pública. Todas essas funções foram importantes para mim. Permitiram-me dar o melhor que sabia e podia em diferentes momentos e em diferentes realidades e áreas de intervenção. Permitiu-me trabalhar (colaborar) com várias pessoas e entidades. Penso que tive um percurso crescente e cada patamar alcançado foi um suporte para as etapas que se seguiram.

Ao longo deste ano, foram muitas as conquistas alcançadas, conforme tive ocasião de vincar no discurso realizado na cerimónia de Tomada de Posse dos novos Órgãos Sociais e Núcleos da AAUAv.

Resumidamente, implementámos a nova Imagem da AAUAv; colocámos o Bar do Estudante a funcionar de forma diurna num estilo cafetaria para servir de apoio ao Departamento de Saúde; Renascemos com as ACD´s culturais; Potenciámos o Projeto Associativo, com a criação de nove novos núcleos e a integração da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (AEISCAA) na estrutura da AAUAv, enquanto núcleo associativo, e deixamos em aberto a integração de outras associações para brevemente.

Para além disso, tivemos um dos melhores anos desportivos de que há memória, conseguindo 27 medalhas ao nível da competição FADU e o aumento de participantes das ACD´s e na Taça UA, sendo que neste último caso, esse aumento foi bastante considerável. Foi sem dúvida nenhuma, o ano certo para a apresentação da nova imagem da Taça UA, qua aconteceu aquando da Gala do Desporto. Estes resultados podem ainda ser mais potenciados no futuro, se tivermos em conta que entrará brevemente em vigor o Estatuto Estudante-Atleta, aprovado em 2013 no Conselho Pedagógico.

Ao nível financeiro, destaque para a conclusão do Processo de Reembolso do IVA, processo esse muito importante para a AAUAv, não só pela quantia financeira reembolsada, mas pela transparência e rigor que confere à Instituição. Ao nível do Projeto Aveiro é Nosso, aproximámo-nos das Instituições da Cidade, aumentámos o número de parceiros comerciais e criámos o site Aveiro é Nosso (que se encontra em fase de conclusão). De salientar ainda, o ciclo de conversas intitulado “35 anos AAUAv: 35 conversas com corpo e alma”, realizado no âmbito do 35º aniversário da AAUAv e que visou fazer uma reflexão em torno dos vários prismas do Ensino Superior, trazendo à UA um conjunto de individualidades de referência na área académica, social, cívica, cultural, política e empresarial do país.

Muito poderia dizer acerca da minha passagem pela AAUAv. Naturalmente que, por mais discursos e artigos de opinião que pudesse escrever, nunca conseguiria traduzir e exprimir as experiências enriquecedoras pelas quais passei. Estou profundamente honrado por ter feito parte da História da AAUAv.

Agradeço a todos quanto permitiram esta minha aventura!

Até sempre!

Tiago Almeida

imprimir
tags
outras notícias