conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 10 de dezembro, às 14h00, no Auditório Aldónio Gomes do Departamento de Línguas e Culturas
UA recebe o escritor Richard Zimler
O escritor Richard Zimler
No dia 10 de dezembro, o escritor Richard Zimler vem à Universidade de Aveiro (UA) apresentar o seu novo livro intitulado “A Sentinela”. O autor vai ainda falar com a comunidade académica sobre o que é ser escritor e ser americano em Portugal. A sessão decorre pelas 14h00, no Auditório Aldónio Gomes do Departamento de Línguas e Culturas (DLC). O encontro é falado em português e no final há uma sessão de autógrafos.

Esta sessão é mais uma das várias iniciativas do Centro Documental American Corner da UA, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos. Conta com a colaboração da Livraria da UA, que vai ter as obras do escritor à venda no local onde poderão ser autografadas. A apresentação do escritor vai ser feita por Reinaldo Silva, professor do DLC.

As inscrições e pedidos de informações devem ser enviados por email para soliveira@ua.pt.

Sobre o escritor:

“Richard Zimler nasceu em 1956 em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque. Fez um bacharelato em religião comparada na Duke University (1977) e um mestrado em jornalismo na Stanford University (1982). Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de S. Francisco. Em 1990, foi viver para o Porto, onde foi professor de jornalismo durante 16 anos, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Desde 2002, tem dupla nacionalidade, americana e portuguesa. Nos últimos 16 anos, publicou nove romances, uma colectânea de contos e dois livros infantis, que depressa entraram nas listas de bestsellers de vários países (Portugal, Brasil, EUA, Inglaterra, Itália, etc...).

Os seus livros editados em Portugal – por ordem cronológica – são: O Último Cabalista de Lisboa, Trevas de Luz, Meia-Noite ou o Princípio do Mundo, Goa ou o Guardião da Aurora, À Procura de Sana, A Sétima Porta, Confundir a Cidade com o Mar, Dança Quando Chegares ao fim (livro para crianças), Os Anagramas de Varsóvia, Ilha Teresa e Hugo e Eu e as Mangas de Marte (livro para crianças).

Zimler já ganhou diversos prémios, incluindo o National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction (EUA) em 1994 e o Prémio Herodotus (EUA) para o melhor romance histórico em 1998. O prémio literário Alberto Benveniste 2009 foi atribuído a Zimler pela obra Goa ou o Guardião da Aurora. O prémio foi criado para galardoar um romance (publicado em francês) que se enquadra no programa do Centro Alberto Benveniste (Estudos Judeus-Sefarditas). O seu mais recente romance, Os Anagramas de Varsóvia, foi nomeado o Melhor Livro de 2009 pela revista LER e também pelos alunos das escolas secundárias de Portugal (Prémio Marquês de Ouro).

Em 2009, Zimler escreveu o guião para O Espelho Lento, uma curta-metragem baseada num dos seus contos. O filme foi realizado no verão de 2009 pela realizadora sueca-portuguesa Solveig Nordlund e venceu o prémio de melhor filme dramático no Festival de Curtas-Metragens de Nova Iorque em Maio de 2010.”

In: http://www.zimler.com

 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias