conteúdos
links
tags
Distinções
Competição e exposição bianual Focus on Nature
Ilustrações científicas de docente e alunos da UA selecionadas para o "Focus on Nature"
Xylocopa cantabrita por Cláudia Barroca
Fernando Correia, docente do Departamento de Biologia (dbio) da Universidade de Aveiro e coordenador do Curso de Formação em Ilustração Científica, mais três alunas deste curso, estão entre os dez portugueses selecionados este ano para integrar a competição e exposição bianual Focus on Nature XIII. Este biólogo integra o restrito lote de 17 ilustradores científicos, de entre os 72 que foram efetivamente selecionados, que irão expor mais que uma obra — no seu caso o Lemur mongoose (Eulemur mongoz) e Horned lizard (Ceratosaurus nasicornis).

O elevado estatuto e reconhecimento internacional de que o Focus on Nature (FON) goza atualmente fez com participassem 172 ilustradores científicos, oriundos de 18 países diferentes e totalizando o extraordinário número de 530 obras a concurso.

Sendo que a probabilidade de se ser selecionado para a exposição FON XIII era de apenas 17%, considera Fernando Correia, foi "uma agradável o surpresa" constatar que, para além dos dois trabalhos do docente do dbio, foram ainda selecionadas outros três trabalhos de alunos do Curso de Formação em Ilustração Científica — Cláudia Barrocas (Carpenter Bee / Xylocopa cantabrita), Sofia Ferreira (Green Crab / Carcinus maenas) e Maria Teresa Pedroso (Nudibranch / Felimare fontandraui) — o que atesta a qualidade e excelência do ensino desta modalidade visual da Comunicação Científica, na Universidade de Aveiro.

As obras integrarão a exposição FON XIII que irá ficar patente na Galeria do New York  State Museum (Albany, NY, USA; com um milhão de visitantes/ano), entre 19 de abril de 2014 a 4 de janeiro de 2015.

O Júri composto por artistas, cientistas e os curadores do NYSM, distinguirá ainda os melhores trabalhos com a atribuição dos Prémios de Mérito FON, com base na avaliação da qualidade técnica, rigor científico, valor estético e pedagógico. 

Fernando Correia é, desde que o FON foi criado em 1990, o único português agraciado com um destes prémios (FON VIII, 2004; Purchase Award) e cujas obras integram, por isso, a Coleção Permanente do NYSM (com mais de 18.000 ilustrações).

(Imagem: © Cláudia Barrocas/ Laboratório de Ilustração Científica)

imprimir
tags
outras notícias