conteúdos
links
tags
Conferências
4 de novembro pelas 18h00, no IEUA Sharing
“A(s) crise(s) e os mercados exteriores”, com João Serrenho, CEO da CIN
CEO_CIN
A 8ª edição da segunda temporada do IEUA Sharing conta com a presença de João Serrenho, presidente da CIN. Filho de pais alentejanos mas nascido e criado no Porto, João Serrenho é um dos grandes rostos do empreendedorismo português. Transformou a CIN (Corporação Industrial Norte) numa das maiores multinacionais portuguesas e naquela que é hoje a maior empresa de tintas do mercado ibérico.

Licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, João Serrenho entrou na CIN em 1976, então com 27 anos. Na altura estudava a compra de máquinas, mas achou que não seria a compra de mais equipamento a resolver os problemas, mas, sim, uma linha industrial a sério para aumentar a competitividade e dar um salto qualitativo. O desafio foi aceite pelo seu Pai, António Serrenho, que naquela época já era presidente da CIN e que também teve um percurso fundamental no sucesso da empresa.

Curioso e inconformado, o segredo de João Serrenho passa pela ambição e pela persistência. Serrenho acredita que sem ambição não se consegue fazer nada pois “acomodamo-nos à situação em que estamos”.

Criada em 1926, mas com raízes que vêm de 1917, a CIN tem como filosofia estar sempre na vanguarda. “Inovar não é só inventar coisas fantásticas. É pegar naquilo que está feito e melhorar.” Por esta razão, a empresa dedica uma parte importante do capital aos centros de investigação & desenvolvimento. Ao todo, há 140 técnicos a trabalhar nos laboratórios da empresa, distribuídos pelo Porto, Espanha, França e China.

Atualmente a internacionalização é uma tendência natural, essencial para o negócio. Com fábricas em Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, França e China, os seus produtos são distribuídos no mercado ibérico através de uma rede de lojas próprias, para além de franchisados, concessionados e revendedores autorizados. O grupo exporta também para vários mercados da Europa Central e da América Latina. 

Sobre o IEUA Sharing

O IEUA Sharing é um evento mensal de partilha de conhecimento e de experiências de empreendedorismo. Realiza-se na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro, no foyer do Edifício 1 do Campus Universitário de Santiago, na primeira segunda-feira de cada mês, entre as 18h00 e as 19h30, e está aberto a todos os interessados em debater o tema proposto pelo orador convidado.

A sessão com João Serrenho será transmitida em direto, na página do Facebook da IEUA, a partir das 18h00.

Saiba mais em: www.ua.pt/ieua

imprimir
tags
evento relacionado