conteúdos
links
tags
Publicações
PROA-UA
Plataforma eletrónica das revistas publicadas pela UA
Plataforma eletrónica das revistas publicadas pela UA - PROA
A PROA – Plataforma de Revistas em Open Access da Universidade de Aveiro - permite a gestão de todo o processo editorial, do alojamento, agregação e disponibilização em Acesso Aberto, via web, das revistas científicas e académicas dos vários departamentos, escolas superiores e unidades de investigação da Universidade de Aveiro (UA), contribuindo para a promoção e disseminação da produção científica da universidade, bem como dos resultados da investigação publicada.

A implementação de uma plataforma integrada para disponibilização de publicações científicas e académicas produzidas na UA surge da necessidade de reunir num único ponto a informação produzida pelos departamentos e unidades de investigação da universidade, bem como responder à necessidade que foi sendo demonstrada pelos editores das publicações em realizar mudanças à forma de publicação, à passagem para ambiente digital das mesmas e à promoção dos conteúdos publicados.

Neste cenário, a Biblioteca da UA assume um papel de mediação no processo de publicação, de facilitação da promoção da investigação científica produzida e publicada na universidade através da implementação de um serviço de alojamento de revistas científicas, acompanhamento, formação e helpdesk, baseado na proximidade com os editores e na oferta de um serviço flexível e personalizado.

A Plataforma PROA-UA tem como sistema de base o Open Journal System (OJS) e está acessível  através do endereço eletrónico http://revistas.ua.pt/. Neste mês de outubro, a plataforma disponibilizava mais de 2070 artigos em acesso aberto de revistas da UA, sendo que, cerca de 2000 desses artigos estão integrados e pesquisáveis através do RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal.

Revistas disponíveis na PROA:

As últimas revistas a integrar a plataforma são a “Esiya – An Interdisciplinary Journal of Asian Studies” e “Initiation to Psychology Research”. Estas revistas terão disponíveis brevemente os seus primeiros números.

Outras publicações incluídas:

 

Open Journal System (OJS)

O OJS é um sistema de base de dados com informação estruturada ao nível dos metadados, o que oferece inúmeras vantagens para a navegação e pesquisa local na plataforma, visibilidade e integração com sistemas de pesquisa externos.

As funcionalidades do sistema abrangem a componente da publicação dos conteúdos online, mas também todo o processo de gestão editorial, que inclui a auto-submissão de artigos por parte dos autores, a revisão (peer review) e a edição online.

O alojamento e gestão online de revistas científicas na PROA é considerado um serviço estratégico pelos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da UA (SBIDM), na medida em que oferece aos editores de publicações da UA, um meio ágil e flexível de gerir o processo editorial e de promover a visibilidade dos conteúdos na web. A adequação às especificidades de cada publicação através da criação de diferentes pacotes de serviço, a aposta na formação personalizada aos editores e  num serviço de helpdesk eficiente são as linhas fundamentais deste serviço.

Para  mais informações sobre o serviço de alojamento de revistas na PROA-UA, contactar a Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador – 22304 ou sbidm-revistas@ua.pt

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias