conteúdos
links
tags
Distinções
15ª Edição do "Santa Cecília" premiou estudantes em canto e violino
Jovens músicos da UA sobem ao pódio em concurso internacional
Partitura
Luís Filipe Pereira, Andrea Conangla e Eddy Betancourt são os três estudantes de música no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (UA) que subiram ao pódio na 15ª Edição do Concurso Internacional de Santa Cecília. Os jovens músicos arrecadaram dois primeiros lugares no canto e um segundo lugar na categoria de violino.

Neste concurso, organizado pelo Curso de Música Silva Monteiro e pela Fundação Eng. António de Almeida, os estudantes da UA deram provas das suas qualidades musicais.

Luís Filipe Pereira viu o seu talento reconhecido com o 1º prémio em canto, na categoria A, jovens até 25 anos. O estudante da UA arrecadou, além de um prémio pecuniário, a possibilidade de gravar um CD, de realizar um concerto na Casa da Música e uma série de outros espetáculos com os primeiros classificados nos restantes instrumentos a concurso.

“Este prémio é, desde logo, um reconhecimento da qualidade trabalho realizado e uma recompensa do meu esforço e daqueles que me ajudaram a crescer como músico”, assume Luis Filipe Pereira. O jovem cantor reconhece que os prémios são “um incentivo para continuar a investir na formação”, além de ajudarem a “abrir algumas portas”, com a realização de recitais em vários palcos em Portugal e também de França; uma “motivação extra para ter a possibilidade de fazer aquilo que é o meu objetivo como performer, ou seja, fazer música”.

Andrea Conangla estreou-se nos prémios com um 1º lugar em canto, na categoria B, ou seja, concorrentes até 20 anos. “Receber um primeiro prémio aos 20 anos foi algo que me fez sentir realizada e me fez perceber que ainda tenho um longo caminho a percorrer para ser cantora”, revela a jovem. Por isso mesmo, o montante conquistado com a presença no concurso servirá para “investir em formação”. A jovem cantora vai ainda participar em diversas “oportunidades performativas”, oferecidas pelos promotores do Santa Cecília.

No grupo dos distinguidos encontra-se ainda Eddy Betancourt que arrebatou o 2º lugar de violino, também na categoria A. O violinista encarou o concurso como um desafio. Decidiu “pôr-se à prova” e “testar capacidades, tocando para um júri um repertório completamente diferente" daquele que, habitualmente, executa nas suas aulas, na UA.

O talento destes dois alunos de música da UA foi também reconhecido no 14º Concurso Internacional Cidade do Fundão. A Andrea conquistou o 3º prémio do Nivel médio de Canto e o Eddy levou para casa o 2º lugar no Violino.

A 15ª Edição do Concurso Internacional de Santa Cecília destinou-se a jovens com idades compreendidas entre os 6 e 25 anos, e foi dedicado ao Piano, Canto e Violino. Decorreu na cidade do Porto.

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias