conteúdos
links
tags
Conferências
"A música no meio": o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)
Encontro de investigação de Canto em Coro e primeiros resultados do projeto "Música no meio"
O movimento orfeonista é objeto de investigação
O Encontro de Investigação de Canto em Coro em Portugal, no âmbito do projeto “’A música no meio’: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)”, em curso no polo do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, na Universidade de Aveiro, decorre a 6 de julho no Museu Nacional Soares dos Reis, Porto.

Os primeiros resultados do projeto “’A música no meio’: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e coordenado por Maria do Rosário Pestana, professora do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, vão ser apresentados a 6 de julho, no Museu Nacional Soares dos Reis. O Encontro decorre entre as 10h00 e as 17h00 e é aberto ao público.

A escolha do local para o encontro de investigadores e colaboradores deste projeto que se desenrola há mais de um ano e termina em maio de 2013, não surge por acaso. O Porto foi escolhido, sublinha a coordenadora do projeto, Maria do Rosário Pestana, pela importância histórica que teve na configuração do movimento orfeónico em Portugal. Embora tenham surgido iniciativas antes e noutros locais, foi na cidade do Porto que surgiram as primeiras iniciativas de regulação e controlo do orfeonismo. O Museu Nacional de Soares dos Reis, explica ainda, aceitou o desafio colocado e disponibilizou, desde a primeira hora, as suas instalações para a realização do evento.

Assim, no Porto vão ser apresentadas e discutidas as linhas de pesquisa que estão a ser desenvolvidas por investigadores de diferentes universidades em torno de eventos, instituições, maestros e compositores. Vão estar presentes investigadores e colaboradores das várias instituições que colaboram no projeto, nomeadamente: Universidade de Aveiro e Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD), Universidade Nova de Lisboa, Instituto Politécnico do Porto, Universidade de La Rioja e Observatório das Atividades Culturais.

(Imagem: Orfeão do Porto, 1911, fotografia cedida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto)

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias