conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas de 4 a 26 de junho
Bolsa de Investigação Científica para licenciados em Geologia ou áreas afins
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA) abre concurso, de 4 e 26 de junho, para atribuição de uma bolsa de investigação no âmbito do projeto FREEZE (Descargas de água doce em meio marinho: caracterização e avaliação do impacto nos ecossistemas costeiros do Algarve), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Podem concorrer licenciados em Geologia ou áreas afins, preferencialmente com Pós-graduação em Cartografia Estrutural.

Área Científica: Harmonização de dados geológicos marinhos.

Requisitos de admissão: A bolsa destina-se a investigador(a) com licenciatura em geologia ou áreas afins, preferencialmente com Pós-graduação em Cartografia Estrutural com experiência na harmonização de dados e preenchimento de bases de dados de informação geocientífica (geologia, hidrogeologia, recursos minerais, geofísica, geoquímica e de dados oceanográficos adquiridos com sonda CTD). A colaboração em projetos similares da comunidade europeia (exemplo Geoseas, One-geology), a experiência em harmonização e conversão de dados geológicos para formato digital de acordo com os standards europeus constituem critérios de preferência.

Plano de trabalhos: O bolseiro terá como tarefas fundamentais o tratamento de dados oceanográficos adquiridos com sonda CTD, sua harmonização e preenchimento de bases de dados de informação geocientífica de âmbito europeu.

Orientação científica: Gabriela Carrara, Fátima Sousa (FCUL), Judite Fernandes (LNEG).

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterado pela Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, Regulamento interno de Bolsas do IPMA, I.P., aprovado pela FCT, por Despacho de 17 de dezembro de 2012.

Valor do subsídio de manutenção mensal Remuneração: De acordo com a tabela de valores das bolsas de investigação em vigor, atribuídas pela FCT (745€).

Local de trabalho: IPMA.

Duração da Bolsa: Contrato de 6 meses.

Formação académica: podem candidatar-se licenciados em geologia ou área afim.

Métodos e critérios de seleção: Os critérios de seleção a utilizar são os seguintes: a) análise e avaliação curricular, b) eventual entrevista se o júri o determinar. A classificação final (CF) obtém-se através da seguinte fórmula CF= A + B + 2C+D, em que A é média das classificações de licenciatura e pós-graduação, B é a classificação do CV geral, C é a experiência anterior para desempenhar as funções requeridas e D é a classificação da entrevista. Os parâmetros são classificados de zero a cinco.

Formalização de candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas obrigatoriamente, através do preenchimento do formulário disponível aqui e acompanhada dos seguintes documentos:

  • Requerimento dirigido ao Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P., identificando a referência completa do Projeto a que se destina, acompanhado da seguinte documentação: 
  • Formulário de Candidatura disponível aqui devidamente preenchido e assinado;
  • Curriculum Vitae detalhado e assinado;
  • Fotocópias do Certificado de habilitações;
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade / Cartão Cidadão;
  • Fotocópias dos comprovativos relativos à experiência profissional;
  • Declaração de compromisso de honra, em como exercerá as funções em regime de dedicação exclusiva nos termos do Regulamento de Bolsas do IPMA.I.P.;
  •  Declaração de compromisso de honra em como são verdadeiras todas as declarações prestadas.

Envio de candidaturas: As candidaturas dever ser enviadas até ao termo do prazo fixado nos termos deste aviso, contando para efeitos do cumprimento do prazo a data do carimbo dos CTT, para a Rua C – Aeroporto de Lisboa, 1749-077 Lisboa.

Constituição do Júri: Presidente: Gabriela Carrara, 1.º Vogal: Judite Fernandes (LNEG), 2.º Vogal: Antje Volker ou Rui Quartau.

Prazo de candidaturas: a presente oferta de Bolsa está disponível durante 15 dias úteis.

Publicitação dos resultados/notificação: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida em local visível e público, sendo o candidato aprovado notificado através de correio eletrónico.

No caso de haver alguma dúvida, solicitar por escrito o necessário esclarecimento, para, Bolsas@ipma.pt.

Nota: Não havendo candidaturas de mérito, o Júri poderá decidir não atribuir esta bolsa.

O recrutamento dos candidatos ficará dependente da liquidação da receita.

A presente oferta de bolsa não outorga qualquer direito aos interessados.

imprimir
tags
outras notícias