conteúdos
links
tags
Distinções
Competição organizada pela Fundación Gredos San Diego, Madrid
Aluno da UA em segundo lugar em concurso internacional de guitarra clássica
Heder Vasconcelos
Heder Dias, aluno do Mestrado em Música da Universidade de Aveiro (UA), arrecadou o segundo lugar no III Concurso Internacional de Guitarra Clássica – Gredos San Diego, em Madrid, Espanha, a 11 de maio. Brasileiro, a estudar em Portugal sem qualquer tipo de bolsa, Heder escolheu a UA para os seus estudos de mestrado por indicação de um colega que já cá estava. A aposta não podia ter sido mais certeira, pois foi por estar na UA que concorreu a este concurso onde recebeu um prémio monetário e uma guitarra construída por um "luthier" Espanhol.

O concurso tinha duas categorias (músicos profissionais e estudantes), às quais concorreram cerca de 70 pessoas, 20 delas na categoria de estudantes. Os candidatos eram originários da Europa, Ásia e América.

Heder tocou obras de autores espanhóis e latino-americanos do renascimento, classicismo e século XX, mais especificamente, Luis Milán, Leo Brouwer, Joaquin Turina e Fernando Sor.

O resultado do seu esforço e empenho foi o segundo lugar que alcançou neste concurso. Quando soube, “senti-me muito feliz e realizado, com a sensação de recompensa pelo trabalho desenvolvido”, frisou o galardoado.

Os prémios foram 500 euros e uma guitarra construída por um "luthier" Espanhol, um artesão que constrói instrumentos musicais através de um processo não industrial, mas sim artesanal e personalizado, explicou Heder, acrescentando: "A qualidade destes instrumentos é bastante superior aos de fábrica quando se trata de guitarras de concerto". A que recebeu está avaliada em 2.000€ e esse foi o seu verdadeiro prémio, considera.

O estudante de música soube do concurso através da divulgação feita pela organização na internet. “Pesquisei melhor, li o edital e pareceu-me uma oportunidade interessante de divulgar meu trabalho em Espanha, além, obviamente, dos prémios”, explicou o galardoado.

A frequentar o último semestre do Mestrado em Música do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA, os planos de Heder passam pelo regresso ao Brasil, onde já tem projetos a nível profissional. Mas a sua vida pode muito bem vir a passar novamente pela UA, uma vez que pretende frequentar um doutoramento na mesma área, mais tarde.

A escolha da UA para efetuar os seus estudos de mestrado teve influência de um colega que já cá estava: “Eu sempre tive interesse em vir estudar na Europa. Por meio de um colega brasileiro que cursava o Mestrado em Música na UA fiquei sabendo das inscrições; pesquisei um pouco sobre a universidade e professores de guitarra e me pareceu um bom lugar para dar continuidade aos meus estudos”, explicou.

E as suas expectativas não foram defraudadas: "Estou bastante satisfeito com o curso, especialmente com os professores de guitarra, que têm me acompanhado mais diretamente, e superaram as minhas expectativas", frisou.

A estudar em Portugal sem qualquer bolsa de estudos, Heder dá aulas de guitarra na Academia de Artes de Chaves para ajudar no seu orçamento mensal.

Heder Dias Jordão de Vasconcelos nasceu em 1989, em São Paulo, Brasil. Iniciou o estudo da guitarra clássica aos 12 anos de idade na Escola de Música Athenor Navarro. Em 2007, ingressou na Universidade Federal da Paraíba, onde completou o bacharelado em guitarra com nota máxima. Em 2011, foi admitido no Mestrado em Música na UA, onde frequenta atualmente o segundo ano deste curso, sob a supervisão dos professores Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Rodrigues. Durante a sua formação, Heder frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento com vários guitarristas, como Fabio Zanon, Zoran Dukic, Michael Lewin, Dejan Ivanovic, Carlos Pérez e José Antonio Escobar.

Foi premiado em concursos como o XI Concurso Nacional de Violão Musicalis (São Paulo, 2007), Scottish International Guitar Competition (Glasgow, 2011), Prémio Frederico de Freitas (Aveiro, 2013) e o Concurso Internacional de Guitara Clássica Gredos San Diego (Madrid, 2013). Foi também bolseiro por dois anos pelo Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, um dos mais concorridos e prestigiados festivais de música da América Latina.

O Concurso Internacional de Guitarra Clássica – Gredos San Diego visa promover a cultura e a vida musical, bem como descobrir jovens talentos e ajudá-los nas suas carreiras profissionais.

Mais informações sobre este concurso aqui.

imprimir
tags
outras notícias