conteúdos
links
tags
Distinções
Equipa portuguesa tem participação das universidades de Aveiro, Porto e Minho
FC Portugal 3D vence Liga de Futebol Robótico Simulado do RoboCup German Open
FC Portugal no German Open 2013
A equipa FC Portugal 3D, projeto conjunto das universidades de Aveiro, Porto e Minho, venceu o RoboCup German Open 2013, na liga de Futebol Robótico Simulado 3D. O RoboCup German Open 2013 (Campeonato Europeu de Futebol Robótico) decorreu entre 26 e 28 de abril em Magdeburgo, Alemanha. Nesta competição participam equipas de investigadores de todo o mundo, mas especialmente da Europa.

A equipa FC Portugal 3D marcou 19 golos e sofreu seis. Depois de uma fase de grupos muito disputada, a equipa FC Portugal derrotou, na final, a equipa magmaOffenburg (Alemanha) por 4-3 na marcação de penalties.

Nesta competição, equipas de investigadores de todo o mundo, mas especialmente da Europa, demonstram, em ambiente competitivo, a qualidade dos seus robôs ao realizarem tarefas complexas como jogar futebol robótico, seguir e reconhecer pessoas ou detetar vítimas em catástrofes.

A equipa FC Portugal usa as competições de futebol robótico do RoboCup para desenvolver investigação em Coordenação de Equipas de Robôs e em Robótica Humanóide. O projeto iniciou-se em 2000 e a equipa já ganhou três campeonatos mundiais, sete campeonatos europeus e conquistou mais de 25 troféus internacionais.

A Liga de Simulação 3D é uma competição em que duas equipas de 11 robôs humanóides virtuais jogam futebol através de um simulador. Os robôs simulados são totalmente autónomos durante os jogos, não havendo qualquer intervenção humana depois do jogo começar. A liga desafia os investigadores a encontrar a melhor forma de movimentar um robô humanóide de forma estável. Desafia também os investigadores a criarem metodologias de coordenação de equipas de robôs, tais como formações, trocas de posições, táticas ou jogadas estudadas.

A equipa FC Portugal destaca-se pela excelente qualidade das suas metodologias de coordenação e do seu modelo tático, que pode muito facilmente ser adaptado a diferentes estilos de jogo e contém um mecanismo flexível de especificação e execução de jogadas estudadas. Destaca-se ainda pelas características dos seus comportamentos humanóides, desenvolvidos utilizando metodologias de aprendizagem e otimização, tais como a velocidade da sua movimentação no campo e o alcance e precisão do chuto na bola.

Após os excelentes resultados obtidos no German Open, a equipa FC Portugal prepara-se agora para o Campeonato Mundial a disputar em Eindhoven, Holanda, de 26 a 30 de junho de 2013.

O projeto FC Portugal conta com o apoio do Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro (IEETA), Departamento de Eletrónica Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro, do LIAAC - unidade de investigação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) - e da Universidade do Minho (UM). Já foi financiado por vários projetos FCT.

Resultados e mais informações disponíveis.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias