conteúdos
links
tags
Distinções
Distinção internacional na República Checa
Prémio de melhor apresentação para doutoranda em Geotecnologias da UA
Cristiana Costa
A aluna do Programa Doutoral em Geotecnologias da Universidade de Aveiro (UA), Cristiana Costa, ganhou um dos prémios de “melhor apresentação” na conferência JUNIORSTAV 2013 - 15th International Conference of PhD Students, na Faculdade de Engenharia Civil, na Universidade de Tecnologia de Brno (República Checa). O prémio foi atribuído às três melhores apresentações numa conferência que decorreu em fevereiro último.

A conferência dividiu-se em oito temas, sendo que a apresentação da jovem investigadora da UA foi apresentada no âmbito do tema 4: “Physical and Building Material Engineering”, onde apresentaram comunicações cerca de 40 alunos de doutoramento de diferentes nacionalidades.

Cristiana Costa encontra-se a preparar uma tese de doutoramento intitulada “Otimização do uso de materiais geológicos como matéria-prima para a construção em terra”, que deverá estar terminada no final de 2015.

O trabalho apresentado, intitulado “Characterization of block adobes from Aveiro (Portugal)”, permitiu a distinção das principais características de dois grupos de adobes (Anadia e Murtosa), colhidos no distrito de Aveiro. As principais diferenças nestes dois grupos de amostras foram verificadas para a composição mineralógica, química, granulométrica e comportamento mecânico.

O objetivo principal do doutoramento, ainda em fase de iniciação, é a otimização do uso tradicional e contemporâneo de materiais geológicos como matérias-primas para a construção em terra, em Portugal. Para tal, está a decorrer um levantamento da dispersão do adobe em Portugal de forma a fazer uma contextualização e caracterização dos materiais geológicos presentes em cada área e/ou edifício estudado.

Os materiais serão caracterizados tendo em conta os aspetos geoclimáticos dos diferentes locais de amostragem assim como as características dos próprios edifícios de forma a perceber as necessidades de intervenção e definir as melhores estratégias para o fazer. Serão cartografados e caracterizados vários geomateriais argilosos, sobretudo da bacia Lusitaniana, de forma a determinar os geomateriais que estão na origem dos materiais de construção estudados.

Após a caracterização dos materiais (argilas e/ou outros materiais geológicos e adobes) pretende-se formular um ou mais adobes para cada área de estudo utilizando os materiais geológicos argilosos da região para a reconstrução e reabilitação dos edifícios estudados e/ou outros que sejam suscetíveis a intervenções.

Por fim, pretende-se realizar uma proposta de recomendações para seleção e utilização de materiais geológicos na construção em terra.

Em termos de aplicações futuras, este estudo vai permitir, após trabalhos mais aprofundados, a aplicação de materiais geológicos semelhantes aos caracterizados para o uso em reabilitação e reconstrução de edifícios em adobe, no distrito de Aveiro.

A construção em terra é a técnica mais antiga e foi outrora a mais utilizada pelo Homem. As preocupações com o estado da economia, a poupança de recursos não renováveis e a preservação do ambiente estão a repor na atualidade estas técnicas ancestrais, privilegiando a construção em terra como alternativa à construção corrente em betão armado, entre outros materiais. Ao utilizar-se a construção em terra privilegia-se a diminuição do consumo de energia utilizada nos processos construtivos e no fabrico dos próprios materiais para a construção, e aumenta-se a probabilidade da longevidade dos materiais assim como a capacidade isolante, salientou a investigadora.

Em Portugal, a construção em adobe é predominante no Centro Litoral, com grande incidência no distrito de Aveiro. É possível observar que existe uma grande degradação e abandono dos edifícios construídos em adobe, em Aveiro. No entanto, estes edifícios poderão ser reabilitados, com simples ou mais complexos trabalhos de reparação, frisou.

A jovem investigadora pretende prosseguir com este estudo futuramente, projetando a possibilidade de este dar origem a um pós-doc.

 

imprimir
tags
outras notícias