conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 12 de abril no Departamento de Biologia da UA
DBio recebe palestras do paleontólogo Luís Azevedo Rodrigues
O paleontólogo Luís Azevedo Rodrigues
O biólogo e paleontólogo Luís Azevedo Rodrigues vai estar no Departamento de Biologia para proferir uma palestra sob o tema "Dinossauros: Novas Técnicas, Velhos Mitos". O evento decorrerá no respetivo anfiteatro daquele Departamento da Universidade de Aveiro (UA) dia 12 de abril, entre as 14h00 e as 15h00. A entrada é livre e, a quem o desejar, será facultado certificado de presença. A convite do Laboratório de Ilustração Científica, o investigador irá também ministrar o seminário "Dinossauros: Introdução à Paleobiologia”, também no mesmo dia. Este encontro está restrito aos alunos do Curso de Formação em Ilustração Científica.

Luís Azevedo Rodrigues é Doutor em Biologia - Paleontologia pela Facultad de Ciencias da Universidad Autónoma de Madrid. A sua especialidade é a evolução dos dinossauros saurópodes, nomeadamente o que se refere ao desenvolvimento do gigantismo neste grupo e questões biológicas relacionadas com a locomoção daqueles animais. É ainda especialista em morfometria geométrica e análise de dados composicionais, técnicas que tem aplicado não só em Paleontologia e Zoologia, como em disparidade morfológica de aves, pterossauros e morcegos, mas também em estudos relacionados com a Saúde e o Desporto.

O cientista realizou trabalho de investigação e de campo um pouco por toda a Europa e ainda na Patagónia argentina (três períodos), Estados Unidos e China e efetuou pesquisa em duas dezenas de museus de História Natural por todo o mundo, o que faz dele, segundo as suas próprias palavras, "um rato de campo e um rato de museus”.

Luís Azevedo Rodrigues foi coordenador dos Centros de Ciência Viva do Algarve, até agosto de 2012. Atualmente é diretor executivo do Centro Ciência Viva de Lagos.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias