conteúdos
links
tags
Conferências
Inscrições até 25 de fevereiro
Ensino de Espanhol discutido em fórum internacional na UA
Edifício Reitoria
Encontram-se abertas as inscrições para a participação no “IV Foro Internacional de Español en Portugal - Propuestas metodológicas para el desarrollo de las competencias lingüísticas y comunicativas en un contexto lusohablante”. O encontro decorre na Sala de Atos Académicos do edificio da Reitoria, nos dias 1 e 2 março, numa organização do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (UA).

Esta conferência, que tem por objetivo aprofundar as especificidades do ensino do espanhol em Portugal, pretende ser um fórum de participação e desenvolvimento dirigido a professores de espanhol que trabalham com luso falantes, futuros docentes nas últimas fases de formação ou docentes de outras línguas interessados no espanhol.

Pretende-se “um momento de partilha de impressões, dificuldades específicas, maneiras de as resolver, estratégias, ferramentas, atividades, um momento de discussão e crescimento”, explica Maria Jesús Fuente, uma das docentes da UA que organiza este evento.

Do programa fazem parte jogos e brincadeiras como recurso nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE) em Portugal, por Maria Jesús Fuente; aprendizagem ubíqua na aquisição de línguas, por António Chenoll da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa/ Universidade Aberta; atividades e fundamentação para o desenvolvimento da compreensão, expressão e interação oral nas aulas de ELE, por Carlos Barroso, Coordenador pedagógico SGEL; humor, pragmática e conteúdos socioculturais como recurso didático nas aulas de ELE, por Maria Asunción Pérez Pajares, do Instituto Politécnico de Bragança; técnicas de avaliação e elaboração de provas, por Mercedes Álvarez, do Centro de Línguas da Universidade de Vigo; paródia televisiva e componente sociocultural nas aulas de ELE, por Rebeca Martínez, da UA, e difusão, apresentação de materiais e entrega de amostras aos participantes, por Carmen Escauriaza, da Editorial SGEL.

“No atual contexto de crise económica ganha importância a adequada formação em línguas. O mercado laboral já não é apenas nacional ou restrito ao contexto europeu, tornou-se mundial. As nossas empresas terão de procurar novos mercados e vão precisar de pessoas que sejam capazes de compreender outras realidades culturais e dominar outras línguas. Nesta perspetiva, o estudo do espanhol no sistema escolar português, sendo uma língua falada por mais de 420 milhões de falantes nativos, faz todo o sentido”, frisa Maria Jesús Fuente.

As inscrições podem ser feitas até 25 de fevereiro, através do email ele@sgel.es ou aqui

O programa completo encontra-se disponível aqui

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias