conteúdos
links
tags
Distinções
Convite da National Geographic Magazine em Portugal
Fernando Correia ilustra jornada evolutiva dos mamíferos no período Pérmico
ilustração NGM Pérmico
O ilustrador e biólogo Fernando Correia, docente do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) e diretor do Laboratório de Ilustração Científica, foi desafiado, mais uma vez, pelo editor da National Geographic Magazine em Portugal, Gonçalo Pereira, a recriar uma cena paleontológica subordinada ao período Pérmico, a partir dos registos fósseis disponíveis.

Rui Castanhinha e Ricardo Araújo, dois paleontólogos portugueses cujo trabalho foi parcialmente financiado por uma bolsa da National Geographic Society, têm procurado de fósseis do Permiano, em Moçambique, desde 2009. As suas descobertas têm contribuído para que uma nova página seja escrita no livro da história da Terra, permitindo uma melhor compreensão da jornada evolutiva dos ancestrais dos mamíferos.

De forma a traduzir esta jornada em imagem, e na sequência de outro trabalhos anteriores de Fernando Correia, foi criada uma equipa multidisciplinar integrando também os investigadores e o diretor de arte da revista National Geographic em Portugal, Vasco Martins, de maneira a alcançar-se a melhor abordagem visual e, simultaneamente, o necessário rigor e credibilidade científica. O resultado foi uma ilustração de página dupla que abre uma janela temporal para o artigo publicado nesta edição de fevereiro daquela revista.

Fernando Correia foi o primeiro ilustrador científico português a ser convidado para publicar na edição portuguesa da National Geographic (Abril de 2001, com a ilustração de um saurópode), tendo conseguido alguns prémios com as ilustrações originais que cria para a revista. Entre esses casos, está o Grande Prémio Stuart, na categoria de Ilustração publicada na Imprensa Nacional (2005), e, no ano passado, o prémio Best Edit, atribuído a uma página sobre um outro achado paleontológico onde figurava um plesiosauro português.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias