conteúdos
links
tags
Campus
IEUA Sharing está de volta com a 2ª temporada
“Como financiar um projeto através de crowdfunding” no IEUA Sharing
O primeiro IEUA Sharing de 2013
A primeira sessão de 2013 dos encontros IEUA Sharing decorreu recentemente na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro (IEUA). O tema que esteve em cima da mesa foi o “crowdfunding”, um modelo americano de financiamento de projetos, através de pequenas contribuições de um elevado número de pessoas, e que começa a reunir cada vez mais adeptos em Portugal.

A primeira edição da 2ª temporada do IEUA Sharing contou a presença de Gabriela Marques, Cofundadora da plataforma de crowdfunding Massivemov, e de quatro casos de sucesso desta plataforma, que deram o seu testemunho sobre “Como financiar um projeto através de crowdfunding”:

Afonso Gil, arquiteto e detentor do projecto Byagil (padrões que nascem em continuidade com a tradição geométrica da azulejaria tradicional portuguesa, utilizando a linguagem compositiva contemporânea e a capacidade das novas tecnologias) salientou que a experiência de três meses na plataforma se tratou de uma “riqueza partilhada”. As dificuldades que sentiu no decorrer da criação da empresa serviram para reforçar a sua especialização nos azulejos e respectiva venda. Através da Massivemov teve oportunidade de participar na FIA – Feira Internacional de Artesanato e ganhou um concurso em Frankfurt.

Nuno Mesquita, do projeto Ahua Surf Within (companhia de surf dedicada à produção e comercialização de Handplanes para bodysurf e Alais para surf), revelou que da sua formação em arquitetura retirou o conhecimento material, e que foi após a menção honrosa obtida no 8º Poliempreende, que elegeu a Massivemov como plataforma para vender os seus produtos. Nuno Mesquita procurou potenciar o contacto com a água de uma forma transportável através do handplane, com opção em cortiça ou acrílico, numerada e assinada. Após a experiência na Massivemov participou na FIA. 

João Villar, fundador do BOP (Bop é um copo que, graças ao peso da sua base, mantém o seu ponto de equilíbrio e volta sempre à sua posição vertical, sem nunca tombar), revelou dicas e erros a evitar na matéria de crowdfunding. Salientou a importância de se dar enfoque ao produto final, seja através de uma modelação 3D no caso de um produto, ou de um diagrama se for o caso de um serviço. “Uma imagem vale mais do que mil palavras, mas uma imagem com uma frase e preço, vale ainda mais”. O criador dos BOP confessou ter utilizado a Massivemov como rede de vendas, mais do que para angariar financiamento.

Nuno Lourenço, com o projeto Tmag®, criou um produto que une duas das suas paixões: a ilustração e as t-shirts. Nuno Lourenço partiu para a Massivemov com a ideia de cumprir um objetivo, mas acabou por sair com uma ideia completamente diferente. No processo, confessa ter alcançado muito mais: acompanhamento, influência e networking. Atualmente conta já com algum reconhecimento por parte dos media para o seu projeto.

Sobre a Massivemov

A Massivemov é uma plataforma de crowdfunding, focada no acompanhamento e divulgação de projetos criativos, geradora de oportunidades de negócio para empreendedores. Surgiu com o objetivo de estimular o empreendedorismo em Portugal, servindo de ponte entre os empreendedores e os apoiantes, e representa uma alternativa às burocracias e dificuldades que são impostas a quem quer passar do planeamento à ação.

As fotografias do evento estão disponíveis no página facebook da IEUA.

Sobre o IEUA Sharing

Os eventos IEUA Sharing realizam-se na primeira segunda-feira de cada mês, em estreita colaboração entre as empresas incubadas e graduadas e são um momento de tertúlia que proporciona aos empreendedores uma visão prática das dificuldades e ameaças no início de uma carreira, como donos da sua própria empresa. 

O evento realiza-se em pleno foyer da IEUA e é aberto a todos os interessados bastando inscrição prévia através do e-mail vera.reis@ua.pt. A sessão é transmitida em direto na página do Facebook da IEUA www.facebook.com/ieua.pt/app_119445121526501.

imprimir
tags
outras notícias