conteúdos
links
tags
Conferências
Testemunhos de casos de sucesso, dia 14 de janeiro, pelas 18h00, na IEUA
Como financiar um projeto através de crowdfunding no IEUA Sharing
Crowdfunding no IEUA Sharing
O regresso dos encontros "IEUA Sharing" acontece já na segunda-feira, 14 de janeiro, com um painel de cinco convidados. Em cima da mesa vai estar o "crowdfunding", um modelo americano de financiamento de projetos, através de pequenas contribuições de um elevado número de pessoas, e que começa a reunir cada vez mais adeptos em Portugal. Para conhecer, na primeira sessão do ano das tertúlias promovidas pela Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro. As inscrições estão já a decorrer.

Imagine um projeto com ideias inovadoras, a gravação de uma curta-metragem, de um CD, a conceção de um plano de arquitetura ou urbanismo, literatura... todos estes projetos podem ser apoiados por si, através da internet. Este é o princípio básico do crowdfunding, também conhecido por “financiamento cooperativo”, “financiamento pela multidão” ou “financiamento colaborativo”, ou seja, um conceito que permite o financiamento de projetos empreendedores, através do apoio monetário de um elevado número de pessoas, em troca de recompensas.

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo em Portugal, nomeadamente como suporte e ponte entre empreendedores e apoiantes aos projetos divulgados neste modelo de financiamento, surge a Massivemov. Esta plataforma de crowdfunding, focada no acompanhamento e divulgação de projetos criativos, geradora de oportunidades de negócio, representa uma alternativa às burocracias e dificuldades que são impostas a quem quer passar do planeamento à ação.

Os convidados desta edição do IEUA Sharing representam cinco ideias de sucesso lançadas na plataforma Massivemov Crowdfunding e que, desta forma, conseguiram alavancar os seus projetos:

Afonso Gil – Byagil

Os padrões ByAgiL nascem em continuidade com  a tradição geométrica da azulejaria tradicional portuguesa utilizando a linguagem compositiva contemporânea e a capacidade das novas tecnologias.Tem desenvolvido projectos pessoais em arquitectura e design, dos quais se salienta o projecto de desenho de padrões contemporaneos, ByAgiL.

Susana Colaço – Girls Vinci

"Propomo-nos a criar sapatos exclusivos, personalizados e pin-tados à mão, que espelhem a identidade e personalidade de cada pessoa, tornando-a ainda mais única".

Nuno Mesquita – AHUA

A Ahua é uma companhia de surf dedicada à produção e comercialização de Handplanes para bodysurf e Alaias para surf. Os materiais utilizados são a  madeira de paulownia, o acrílico e a cortiça.O seu produto estrela é o Handplane de cortiça que é novidade a nível mundial.A Ahua procura caracterizar-se pela excelência do resultado final pelo baixo impacto ambiental da sua actividade.

Nuno Lourenço – TMAG

A Tmag® nasce no final de 2012, fruto de duas paixões de Nuno Lourenço, o seu fundador: t-shirts e revistas. Sabendo que não há muitas revistas na área da comunicação, pensou “porque não?” e criou este conceito que funde estes dois objectos. Na frente da t-shirt haverá uma ilustração, realizada por um designer português, que irá “retratar” o artigo no verso (interior) da t-shirt, escrito por alguém influente nesta área (design, publicidade, marketing, entre outros), criando uma “t-shirt/revista”, um objecto que podemos vestir, ler, mostrar, partilhar, gerando interessantes diálogos e trocas de ideias.

João Villar – BOP

O BOP nasce em 2009, no papel, mas só em 2010 é que realmente foi produzido o 1º copo. Encontrei uma escola de vidro que me fez 5 protótipos! O passo seguinte demorou um bocado mais... Só passado um ano é que encontrei quem me produzisse uma quantidade maior de copos, e assim nasceu oficialmente o BOP!

 

Sobre o IEUA Sharing

Os eventos IEUA Sharing, que se realizam na primeira segunda-feira de cada mês, em estreita colaboração entre as empresas incubadas e graduadas, são um momento de tertúlia, proporcionando aos empreendedores uma aprendizagem prática das dificuldades e ameaças no início de uma carreira como donos da sua própria empresa.

O evento é aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia através do e-mail vera.reis@ua.pt ou através da plataforma de inscrições http://ieuasharingjaneiro2013.eventbrite.com/

 

imprimir
tags
evento relacionado