conteúdos
links
tags
Campus
CEO da Renova fechou temporada do “IEUA Sharing” com balanço positivo
Paulo Pereira da Silva
A 14ª edição do "IEUA Sharing", a 3 de dezembro, com Paulo Pereira da Silva, marcou o final da primeira temporada deste ciclo de tertúlias da Incubadora da Universidade de Aveiro. O CEO da Renova, físico de formação que acreditava que ia seguir uma carreira académica, “aterrou na Renova” onde descobriu a sua maior paixão: trabalhar com pessoas. Estudioso compulsivo, é viciado em aprender e procura novas experiências em cada oportunidade.

A primeira temporada do "IEUA Sharing" - tertúlia mensal que proporciona aos empreendedores uma aprendizagem prática das dificuldades e ameaças no início de uma carreira, como donos da sua própria empresa - terminou este mês com 14 edições.

Os oradores convidados contribuíram para o sucesso deste evento que contou com rostos do mundo do empreendedorismo, do panorama nacional e internacional: Tom Fleming (Diretor da Tom Fleming Creative Consultancy), Gonçalo Rebelo de Almeida (Diretor de Marketing e Vendas do Grupo Vila Galé), Luís Portela (Chairman da BIAL) e João Paulo Oliveira (Administrador Bosch Termotecnologia S.A.), são alguns dos nomes que marcaram esta temporada e que partilharam os sucessos e insucessos de quem arrisca no mundo do empreendedorismo.

Why not?

Paulo Pereira da Silva não gosta de pessoas amorfas, mas sim de pessoas criativas, com personalidade, que tenham capacidade de precisão e de racionalizar, mas que também tenham capacidade de resistência à derrota.

Depois de uma breve introdução, Paulo Pereira da Silva explicou aos convidados como uma empresa de pequenas dimensões como a Renova conseguiu reinventar o papel higiénico. Os lineares deste produto no supermercado eram dos piores, o que o levou a querer apostar em algo diferente. Ao arriscar conseguiu que um produto considerado tabu passa-se a ser considerado uma tendência. “Why not?” foi o slogan utilizado para promover o papel higiénico mais sexy do mundo. Os quiosques de venda do papel higiénico colorido foram o próximo passo desta mudança radical, alterando não só o produto mas a forma como era vendido. As pessoas passaram a poder escolher a cor do papel e mesmo a mandá-lo embrulhar, o que provocou uma mudança de percepção do produto, que passou também a ser afectiva.

Para uma gestão de sucesso, o convidado afirmou que a liderança é fundamental, por isso defende a importância de explicar às pessoas o sentido das ações, apontando caminhos em detrimento de soluções. Esta atitude permite uma maior flexibilidade na gestão da informação, sendo uma das mais valias da Renova comparativamente às grandes multinacionais.

Cultura de Inovação

A Renova foi a primeira empresa a ter a inovação certificada pela Cotec, onde, através de uma cultura de inovação, se criou um viveiro de ideias informal.

O convidado refletiu sobre a importância da cultura da inovação, ligada a uma certa informalidade e ressaltou a importância “de viver a criatividade no dia a dia”. Na Renova existe um open space informal que inclui dois baloiços, mistura áreas distintas e induz as pessoas a partilharem experiências. Levando as pessoas a interferirem umas com as outras, criou um autêntico viveiro de ideias, importante do ponto de vista da inovação.

No final da sessão, Paulo Pereira da Silva deixou alguns conselhos práticos aos empreendedores presentes: a importância do bom senso na tomada de decisões, a capacidade de adaptação (a possíveis exigências de um novo cliente, por exemplo), a volatilidade da riqueza num mundo em constante mudança (a liberdade de não ter dívidas e de se fazer as coisas com os meios que se têm e não com os que gostaria de ter) e a capacidade de ousar e criar, possível com os avanços tecnológicos – “think global act local”.

As fotografias deste evento estão disponíveis na página facebook da IEUA.

Sobre o IEUA Sharing

Os eventos IEUA Sharing, que se realizam na primeira segunda-feira de cada mês, em estreita colaboração entre as empresas incubadas e graduadas, são um momento de tertúlia, proporcionando aos empreendedores uma aprendizagem prática das dificuldades e ameaças no início de uma carreira como donos da sua própria empresa.

O evento realiza-se em pleno foyer da IEUA e é aberto a todos os interessados bastando inscrição prévia através do e-mail vera.reis@ua.pt. A sessão é transmitida em direto na página do Facebook da IEUA.

Novidades sobre a 2ª temporada do IEUA Sharing, brevemente aqui.

 

 

imprimir
tags
outras notícias