conteúdos
links
tags
Campus
Roadshow nacional do programa +e+i na Universidade de Aveiro
Iniciativas da UA para promoção da criação de empresas distinguidas com selo +e+i
logo+e+i
Várias iniciativas de promoção da criação de "start ups" da Universidade de Aveiro foram distinguidas com o selo "+e+i" no âmbito da segunda sessão de divulgação do Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i), a 18 de dezembro na UA. As iniciativas distinguidas foram o "IEUA Sharing" e o "IEUA Start Incubation Program", o Laboratório de Empreendedorismo (LABE) e o Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica.

A sessão de divulgação do Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i), presidida pelo secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Nuno Oliveira, contou com a presença de um conjunto de entidades parceiras, a nível nacional e local, para o cumprimento dos objetivos de implementação das politicas e instrumentos de promoção ao empreendedorismo e inovação em Portugal. Incluiu a distinção de iniciativas de promoção e apoio à criação de start ups em Aveiro, com o selo "+e+i".

O Laboratório de Empreendedorismo (LABE) e o Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica (CEBT), desenvolvidas pela Unidade de Transferência de Tecnologia da UA (UATEC), foram duas das iniciativas da Universidade de Aveiro distinguidas pela importância da sua contribuição para o estímulo da cultura e das práticas de empreendedorismo e inovação em Portugal, sendo que a segunda é uma iniciativa em parceria com as universidades da Beira Interior, de Coimbra e com o Conselho Empresarial do Centro (CEC).

O Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica - CEBT visa estudar a viabilidade de converter tecnologias em produtos, através da constituição de empresas de base tecnológica. Neste curso, as equipas multidisciplinares irão definir a estratégia do modelo de negócio, determinar o seu potencial comercial, bem como estudar a viabilidade económica das futuras empresas. A próxima edição do CEBT terá início previsto para janeiro de 2013. O Laboratório de Empreendedorismo (LabE) visa apoiar os empreendedores da academia e da região a empreender a sua própria ideia de negócio. O LabE disponibiliza, desta forma, aos empreendedores, formação especializada, apoio na elaboração de planos de negócio, bem como apoio na obtenção de financiamento para o arranque de empresas. A próxima edição do LabE terá início previsto para março de 2013.

Outras iniciativas distinguidas com o selo "+e+i" foram o IEUA Sharing e o IEUA Start Incubation Program, promovidos pela Incubadora de Empresas da UA.

O "IEUA Sharing" é um evento mensal, em forma de tertúlia, que se apresenta como um momento de descontração e de  partilha de conhecimento e de experiências entre empreendedores com um percurso e experiência comprovada, e empreendedores que estão a iniciar os seus projetos empresarias na IEUA. É organizado pelas empresas associadas a este ecossistema empreendedor, e dirigido à comunidade académica e a todos os interessados nas temáticas de empreendedorismo e da inovação. Saiba mais aqui.

A iniciativa “IEUA Start Incubation Program” é um programa de incubação da IEUA que incentiva a criação, o desenvolvimento e o crescimento sustentado de ideias de negócio inovadoras, através da promoção de ações de capacitação, da disponibilização de espaços, de serviços e de uma rede de parceiros orientados para a criação de valor. Está dividido em cinco fases, com a duração mínima de 25 semanas e a duração máxima de 150 semanas, e inclui um período de pré-incubação que pode atingir as 25 semanas. O custo do IEUA Start Incubation Program varia em função do espaço de incubação selecionado, da fase e da duração, e inclui o acesso a todas as ações, espaços e serviços do programa. Saiba mais aqui.

O que é o "+e+i"?

O Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i) é um programa aberto à sociedade civil.

O "+e+i" ambiciona uma sociedade mais empreendedora, uma base alargada de empresas inovadoras e com forte componente exportadora, um país em rede e inserido nas redes internacionais de empreendedorismo, conhecimento e inovação, e orientado a resultados.

O Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i) concede o apoio institucional, através da atribuição do "selo +e+i", às iniciativas desenvolvidas por empresas, entidades de I&D, universidades, entidades públicas e privadas, que se insiram no espírito do +e+i e que contribuam para estimular a cultura e as práticas de empreendedorismo e inovação. Saiba mais em www.ei.gov.pt.

As fotografias do evento estão disponíveis na plataforma Sapo Campus.

imprimir
tags
outras notícias