conteúdos
links
tags
Investigação
App desenvolvida por antigos alunos da UA
Miio descomplica e faz furor entre os utilizadores de veículos elétricos
Miio descomplica e faz furor entre os utilizadores de veículos elétricos
Vem facilitar a vida de quem tem um veículo elétrico, fornecendo, entre outras funcionalidades, os preços dos carregamentos na hora e os postos de abastecimento operacionais ou fora de serviço. A Miio é uma aplicação criada por quatro antigos alunos da Universidade de Aveiro que foi lançada em maio e é já um sucesso com milhares de utilizadores em Portugal.

É uma criação da Muvext - uma startup em incubação na UA Incubator, dos antigos alunos de engenharia informática da UA, Rafael Ferreira, 25 anos (cofundador da empresa e CEO), Daniela Simões, 23 anos (cofundadora, com funções de COO – Chief Operating Officer/diretor de operações) Filipa Tavares, 23 anos (Software Developer) e Leonardo Oliveira, 23 anos, que se juntou à empresa em agosto último (não aparece na foto).

De acordo com Rafael Ferreira, ele próprio detentor de um veículo elétrico, a Miio nasceu da necessidade de saber antecipadamente quanto custaria efetuar um carregamento num posto público. “A adesão entre os utilizadores dos veículos elétricos foi significativa e outras funcionalidades foram sendo adicionadas para que a mobilidade elétrica fosse cada vez mais descomplicada”, explica o CEO da empresa.

A aplicação permite assim verificar a disponibilidade do posto e das fichas pretendidas, escolher o comercializador de energia para a mobilidade elétrica de acordo com o a viatura e necessidades do utilizador, e simular o custo do carregamento. “O software apresenta-lhe os diferentes custos para vários contratos e os utilizadores podem agora comparar Comercializadores de Energia para a Mobilidade Elétrica (CEME) para saber o que mais lhe convém, comparar preços num dado posto e pagar sempre o preço mais baixo”, sublinha o responsável da startup.

Mas há mais informações disponíveis na Miio. Entre outras, além da localização dos pontos de carregamento com integração no Google Maps, a app tem a disponibilidade de cada tomada (ocupada ou livre) e a indicação da fila de carros à espera para carregar. “Pode ainda verificar-se o estado dos postos e das tomadas, para poder viajar livremente com mais garantias de que a rede está operacional, bem como os postos que lhes serão necessários no itinerário.”

“A conveniência passa também por evitar postos com filas de espera, sendo que os utilizadores podem contribuir com essa informação, de modo a tirar o máximo de partido dos postos existentes, descentralizando o tráfego”, acrescenta Daniela Simões.

A Miio é também a primeira e única aplicação nacional a permitir receber notificações de um posto, podendo os utilizadores serem notificados caso um dado posto fique livre, ocupado ou tenha fila de espera.

Se tem um veículo elétrico descomplique a sua vida. Descarregue gratuitamente a aplicação em: http://bit.ly/miioandroid (Play Store) ou  http://bit.ly/miioios (Apple Store).

Mais informações em: https://miio.muvext.com

 

imprimir
tags
outras notícias