conteúdos
links
tags
Distinções
ENGAGE SKA
Equipa liderada por investigador do IT no pódio do SKA’s First Science Data Challenge
Equipa liderada por investigador do IT no pódio do SKA¿s First Science Data Challenge
Uma equipa do ENGAGE SKA, com participação e liderança de Bruno Coelho, do IT Aveiro, ficou em 3º lugar, entre 12 equipas concorrentes no SKA’s First Science Data Challenge, à frente de equipas de nomeada como as do Max Planck, ALMA Centre-Itália e do JLRAT (Xangai-China).

O desafio visava perceber o tipo de dados que o maior radiotelescópio do mundo poderia recolher do céu e juntou 12 instituições de oito países que se classificaram de acordo com o número de deteções precisas conseguidas, o que implicava o uso de um software capaz de distinguir os objetos astronómicos genuínos daqueles que são apenas ruído de imagem.

Este foi o primeiro de uma série de desafios que visam treinar a comunidade do SKA para o que esperar dos dados recolhidos por este super radiotelescópio, e os tipos de abordagens necessários para os aproveitar ao máximo.

A equipa da SKA Project Science vai agora encorajar as equipas envolvidas neste primeiro desafio a colaborar, partilhando o conhecimento adquirido em cada tipo de abordagem, com o objetivo de publicar um artigo científico sobre o desafio. 

A lista completa dos participantes, resultados e metodologia de classificação pode ser encontrada no site da SKA Science.

imprimir
tags
outras notícias