conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidatura 18 a 31 de julho de 2019
Bolsa de Investigação (Mestre) - Ref.: BI_19_DEM_2019_SeaAI
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do consórcio entre a empresa Composite Solutions, Lda e a Universidade de Aveiro denominado “SeaAI - Sistema de Enrolamento Filamentar Assistido por Braço Robótico e Visão com Inteligência Artificial”, Referencia FA_02_2017_011, financiado através do Programa Fundo Azul.

Refª nº BI_19_DEM_2019_SeaAI

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do consórcio entre a empresa Composite Solutions, Lda e a Universidade de Aveiro denominado “SeaAI - Sistema de Enrolamento Filamentar Assistido por Braço Robótico e Visão com Inteligência Artificial”, Referencia FA_02_2017_011, financiado através do Programa Fundo Azul, nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrónica, Eletrotécnica ou afins.

Requisitos de admissão: Os candidatos deverão possuir o grau de Mestre em Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrónica, Eletrotécnica ou afim. São fatores essenciais: experiência ou conhecimentos gerais em automação e em particular em visão artificial, bem como conhecimentos aplicados de programação (C/C++/Python); são fatores preferenciais deter conhecimentos de ROS e ambientes Linux, domínio oral e escrito da língua portuguesa e da língua inglesa, capacidade de comunicação/espírito de equipa e atuação pró-ativa.

Plano de trabalhos: O trabalho enquadra-se nas tarefas ligadas à instalação dos sistemas de visão para identificar a posição de fibras no processo de enrolamento, mais precisamente no desenvolvimento das seguintes sub-tarefas:

  • Sistema de Visão: modelação e instalação do sistema de visão, mais concretamente modelação do sistema de suportes das câmaras e da ligação mecânica ao sistema, seleção e montagem da cablagem para alimentação e comunicação de dados entre a unidade computacional.
  • Sensores: desenvolvimento e instalação de sensores de monitorização do processo industrial, como por exemplo a definição, instalação e acoplamento de um codificador para o eixo de enrolamento para a monitorização sincronizada da posição de enrolamento com o sistema de captura de imagem. O desenvolvimento destes sistemas requer a programação de um software para um microcontrolador, Arduíno ou outro, capaz de comunicar com o sistema ROS.
  • Unidade Computacional: instalação de uma unidade computacional para o registo e processamento dos dados produzidos pelo processo industrial, mais concretamente, a escolha de um computador e de todos os periféricos, como o router, cabos, ecrã, a instalação do sistema operativo (Ubuntu) e do software necessário (ROS, OpenCV, …) e estabelecer a comunicação entre o computador e todos os sensores e câmaras.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Automação e Robótica do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Vítor Manuel Ferreira dos Santos.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Outubro de 2019.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 989,70, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: O método de seleção será baseado na avaliação curricular (70%) e entrevista (30%). A entrevista pode ser dispensada se o júri entender que ela não acrescentará elementos relevantes à seleção, e será restringida aos três candidatos com melhor pontuação na avaliação curricular.

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído por Presidente: Doutor Vítor Manuel Ferreira dos Santos, Professor Associado com Agregação; Vogais: Doutor Miguel Armando Riem de Oliveira, Professor Auxiliar e Doutor Jorge Augusto Fernandes Ferreira, Professor Auxiliar ; Vogal Suplente: Doutor Jorge Manuel Soares de Almeida, Professor Auxiliar Convidado.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final afixada em local visível e público do hall de entrada do DEM, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18 a 31 de julho de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae datado e assinado;
  • Fotocópia simples do documento de identificação/passaporte ou declaração, sobre honra, dos elementos que constam dos mesmos;
  • Fotocópia simples do documento comprovativo de graus académicos;
  • Outros documentos relevantes.

As candidaturas deverão ser efetuadas por via eletrónica para o endereço da Área de Bolsas da Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (dem.bolsas@ua.pt), até ao termo do prazo fixado neste edital, indicando no assunto a referência “19_DEM_2019_SeaAI”. Adicionalmente, solicita-se aos candidatos que enviem os documentos digitalizados para o endereço eletrónico do Professor Doutor Vítor Manuel Ferreira dos Santos (vitor@ua.pt).

imprimir
tags
outras notícias