conteúdos
links
tags
Distinções
Liliana Silva distinguida pelo melhor póster
Congresso Internacional de Engenharia Química dá prémio à UA
A investigadora Liliana Silva
Liliana Silva conquistou o prémio de melhor póster no III Congresso Internacional de Engenharia Química. Durante o encontro, a estudante de Doutoramento em Engenharia Química da Universidade de Aveiro (UA) apresentou uma gama de solventes industriais mais baratos e amigos do ambiente.

Atualmente, os desenvolvimentos em engenharia e tecnologia são fortemente influenciados pelos conceitos de química verde e sustentabilidade, existindo uma procura por solventes mais verdes capazes de dissolver um amplo espectro de solutos.

Atualmente, explica Liliana Silva, “um dos focos de pesquisa para novos solventes são misturas eutécticas, contudo apenas um número limitado de trabalhos relata misturas eutécticas hidrofóbicas”.

Os terpenos são compostos com elevado potencial para a preparação de solventes hidrofóbicos mais sustentáveis e de custo acessível. Mentol, timol, cânfora, sobrerol e borneol são monoterpenóides amplamente utilizados em diversos processos industriais e produtos comerciais.

Assim, o trabalho de Liliana Silva, orientada pelo investigador Pedro Carvalho e pelo professor João Coutinho, consistiu na preparação e caracterização de misturas eutécticas compostas por estes compostos. Os diagramas de fase das misturas foram determinados em toda a gama de composições. “A vantagem destas misturas é que muitas delas formam solventes líquidos à temperatura ambiente, o que reforça o carater de ajuste para formulação destes compostos a uma faixa de composições alargada e passiveis de serem aplicados na indústria devido à sua baixa viscosidade”, aponta.

Finalmente, e com o objetivo de desenvolver modelos precisos para o destino destes solventes na indústria e produtos comerciais, uma série de propriedades físico-químicas essenciais foi medida e modelada.

 

imprimir
tags
outras notícias