conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas até 18 de junho de 2019
Bolsa para Mestre no âmbito do projeto Sandtrack
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa para Mestre no âmbito do projeto Sandtrack - Alimentação Artificial das Praias: uma Metodologia Integrada de Suporte à Gestão Litoral, da Universidade de Aveiro (PTDC/CTA-GEO/31779/2017), suportado pelos orçamentos do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e do Programa Operacional Regional de Lisboa, na sua componente FEDER, e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, na sua componente de Orçamento de Estado, nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Civil

 

Requisitos de admissão: Mestre em Engenharia Civil;

Experiência na aplicação de modelos numéricos de evolução de linha de costa;

Experiência no estudo do efeito de alimentações artificiais de sedimentos.

 

Plano de trabalhos:

A bolsa terá por objetivo a concretização de trabalho de investigação no âmbito da modelação numérica da evolução da linha de costa sob efeito de diferentes cenários de intervenção através da alimentação artificial de sedimentos.

Os objetivos específicos a atingir pelo bolseiro serão os seguintes:

1) Preparação do domínio de modelação representativo do trecho costeiro Barra-Vagueira e das condições de agitação correspondentes aos cenários de modelação, quer para modelos de evolução de linha de costa, quer para modelos de comportamento do perfil transversal;

2) Modelação numérica da evolução da linha de costa com diferentes cenários de alimentação artificial de sedimentos;

3) Modelação numérica do comportamento do perfil transversal sob o efeito de diferentes cenários de alimentação artificial de sedimentos;

4) Análise e interpretação dos resultados e avaliação da melhor forma de incorporação/programação do comportamento transversal nos resultados da modelação da evolução da linha de costa;

5) Participação na elaboração dos relatórios de atividade e em reuniões no âmbito do projeto.

Com o cumprimento destes objetivos, pretende-se que o bolseiro contribua para a melhoria do desempenho da capacidade de modelação numérica do efeito das alimentações artificiais de sedimentos, quer através do comportamento do perfil transversal de praia, quer através da simulação da evolução da linha de costa.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. em vigor e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no RISCO do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Doutor Carlos Coelho.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em 01 de setembro de 2019, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €989.70, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular, com a respetiva valoração da média de Mestrado do candidato (40%), experiência na aplicação de modelos numéricos de evolução de linha de costa (30%) e experiência no estudo do efeito de alimentações artificiais de sedimentos (30%).

 

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído por: Presidente: Professor Doutor Carlos Daniel Borges Coelho, docente do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e pelos Vogais: Professor Doutor Paulo Manuel Cruz Alves da Silva, docente do Departamento de Física da Universidade de Aveiro e pelo Professor Doutor Paulo Renato Enes Baganha Baptista, docente do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida disponível no endereço www.ua.pt/fis/bolsas sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 4 a 18 de junho de 2019.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

- Carta de candidatura/motivação;

- Curriculum Vitae, datado e assinado;

- Documento comprovativo do grau académico;

- Outros elementos de interesse para o processo.

 

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período na morada a seguir indicada, ou remetidas para o email marta.m@ua.pt contendo a referencia da bolsa no assunto do email.

Universidade de Aveiro,20 de maio de 2019

imprimir