conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 24 de junho de 2019
Bolsa de Investigação para Mestre em área de Química
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação (Mestre) no âmbito do projeto GAS2MAT-DNPSENS - “Espécies de CO2 formadas à superfície de materiais porosos para aplicações ambientais caracterizadas por RMN de polarização nuclear dinâmica”, POCI-01-0145-FEDER-028747 e PTDC/QUI-QFI/28747/2017, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais e, quando aplicável, cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020, nas seguintes condições:

Área Científica: Química

Requisitos de admissão: Os destinatários da bolsa deverão ser titulares do grau de Mestre nas áreas de Química, Física, Ciência de Materiais ou áreas afins, tendo obtido uma classificação superior a 16 valores.

 

Plano de trabalhos: A emissão de CO2 continua a aumentar a cada ano tendo recentemente atingido um valor anual de 34 650 milhões de toneladas, causando um aumento do valor pré-industrial de 280 ppm para os atuais ~ 400 ppm de CO2. Apesar de diversos processos existentes para redução (captação e sequestração) da emissão de CO2 (ex: pré-combustão, pós-combustão de gases de combustão) estes implicam elevados custos energéticos e métodos com efeitos tóxicos para o ambiente devido ao uso de absorventes à base de aminas líquidas corrosivas e libertadoras de agentes carcinogénicos quando degradadas. Apesar dos avanços feitos recentemente em tecnologias de captura de CO2, ainda é difícil entender a natureza da interação entre gás e material adsorvente e chegar a um material com elevada eficiência que se torne numa tecnologia global de remoção de CO2.

 

Objetivos:

- Determinar a seletividade que diferentes materiais possuem para a captura de CO2.

- Avaliar a possibilidade de síntese de um material com melhor custo/benefício.

- Estudar de que forma varia a capacidade de adsorção CO2 para diferentes condições de pressão e temperatura?

- Determinar as gamas de Pressão e Temperatura para as quais um determinado material é estável.

Para alcançar estes objetivos será necessário sondar a nível atómico a estrutura do material com e sem gases adsorvidos e utilizar técnicas analíticas sofisticadas, como espectroscopias de RMN de sólidos e vibracional, métodos computacionais entre outros.

 

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Departamento de Química, Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Doutora Mariana Sardo e do Doutor Luís Mafra.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de dois meses, com início previsto em Julho de 2019, eventualmente renovável até ao final do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €989.70 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção:

a) classificação e adequação da formação académica (60%);

b) experiência de investigação numa área relacionada com o plano de trabalhos (20 a 40%);

c) resultado de possível entrevista aos 3 melhores candidatos, caso se considere relevante (valoração 0 ou 20%).

Os membros do júri reservam a opção de não preencher a vaga no caso de nenhum candidato preencher os requisitos de admissão.

 

Composição do Júri de Seleção: Dra. Mariana Sardo (Presidente do Júri), Professor João Rocha, Dr. Luís Mafra.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada afixada em local visível e público do Complexo de Laboratórios Tecnológicos, sendo o candidato aprovado notificado através de email.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 07 a 24 de junho de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: i) Curriculum Vitae datado e assinado, incluindo uma descrição de atividades e projetos anteriores; ii) cópia do documento de identificação e iii) cópia de certificados de habilitações.

 As candidaturas deverão ser enviadas por email para msardo@ua.pt.

imprimir
tags
outras notícias